VISTA ÁS RUÍNAS DA ARTÍSTICA E HISTÓRICA MISSÃO DE SAN IGNACIO, NA PROVÍNCIA DE MISIONES, NA ARGENTINA.
Fui a partir de Foz do Iguaçu, através da fronteira e da cidade de Puerto Iguazu com a empresa Fallstours , com motorista e á nossa disposição.
Foi emocionante!
Almoçamos no restaurante em frente ao Museu, mas a cotação dólar-peso é equivalente e a comida de baixa qualidade e quantidade.
Porém, fomos bem atendidos e com simpatia.
Nem porção arroz que pedíamos tinha. É tudo racionado naquele país.
Há totens eletrônicos em diversas línguas; o visitante pode ouvir a história dos compartimentos, costumes e organização indígena- jesuíta .
ITACURU: o nome da Expedição foi baseado no termo indígena de uma rocha muito usada nas construções , com oolitos de óxido de ferro e microgrãos de areia.
Inspirado pelo filme "A Missão", com a trilha de Enio Morricone no celular!
Regimento de soldados de linha, do Exercito português. Cena do filme A Missão, de Roland Joffé, de 1986. |
Além disso, vale conhecer um pouco sobre a música barroca hispanoamericana,mormente da Orquestra de Moxos e da região missioneira de Chiquitos, na Bolívia.Com essa musicalidade jesuítica e a civilização utópica tentada por eles por mais de 100 anos...a experiência ao ver os afrescos em rocha e argila, a magnitude monumental daquele Patrimônio fica mais profunda.
A missão de San Ignácio Miní fundada 1632 pelos Jesuítas nas Américas durante o período de colonização espanhola.
Redescoberta em 1897, San Ignacio Miní ganhou alguma fama após o poeta Leopoldo Lugones fazer uma expedição à área em1903, mas o trabalho de restauração só se iniciou nos anos 40. San Ignacio Mini foi construída naquele que se pode chamar o "barroco Guaraní" e pode ser considerado o mais espetacular exemplo das 30 missões construídas pelos jesuítas num território que atualmente compreende Argentina, Brasil e Paraguai.
O complexo das ruínas abriga o Museu jesuítico de San Ignacio Miní.
Detalhe em alto relevo mescla figuras indígenas e temas católicos |
Marcas de canhões no mural? |
Museu |
Arte escultorica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!