sábado, 22 de julho de 2017

CASARÃO DE MAMBUCABA: SÍMBOLO DE DUAS ÉPOCAS

O Distrito de Mambucaba faz parte de Angra dos Reis; com alguns casarios antigos remanescentes do século XVIII e XIX, é  atualmente um espectro do que foi na efervescência do período  vivido entre o século XVI até a metade do XVIII., inicialmente com as minas auríferas  de Minas Gerais e Goiás e depois com a produção  cafeicultora e suas respectivas demandas de tecidos, ferramentas, pequenos luxos como as porcelanas e toda sorte de produtos vindos das sedes régias.
Sua igreja (Nossa Sra.do Rosário ), tem frontão com mescla de neoclássico e barroco, com o retábulo  interno de inspiração  rococó .
O conjunto de todo o bairro é tombado (protegido por lei federal ), desde 1982.
Porém , a migração  em massa dos anos 1970 a 2000, devido às grandes obras federais...


...e  investimentos privados, sem planejamento, como usina as nucleares, estaleiro e resorts, trouxeram a especulação  imobiliária , invasões  e o pior, a quebra do nexo tênue  que trazia a significação entre os caiçaras originais e sua memória .
Assim, um dos exemplos dessa substituição  cultural foi a saga do então  casarão  situado na Rua Godofredo das Neves...

Desde 1988 ainda na gestão  do prefeito Reseck, onde presume-se ter sido doado ao Poder Público , com posse definitiva pelo prefeito Neirobis Kasuo Nagae, foi esquecido e caiu pelas intempéries, furtos e vandalismos.

Vez ou outra, movimentos populares e discussões retomam a temática , mas a influência  político-partidária  isola os grupos e afasta os neutros.

Só  um projeto destemido, nos moldes do pós guerra europeu (uso de armações  de metálicas, vidro e outros materiais leves e translúcidos) com talvez o uso racional e honesto de verbas das contrapartidas da renovação  dos royalties petrolíferos ou do "habite-se" legal   , trará  para todo o Distrito e região , um espaço  de formação  e produção  cultural!
4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!