sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A GENIALIDADE ANÔNIMA DO CAIÇARA ARTESÃO SR.OSEAS:SUAS FORMAS HELICOIDAIS


1-BIOGRAFIA

Quem passa aos sábados pela Praça Zumbi dos Palmares, no Mercado do Peixe em Angra, em meio a feira de orgânicos, exposições artísticas na Casa Laranjeiras, boxe/loja de antiguidades, etc, não percebe e ignora um senhor sentado, com uma toalha estendida e objetos esculpidos magnificamente em madeira maleável de reciclagem (cabos de vassoura em desuso, madeiras de demolição), sempre pronto a contar causos e piadas ingênuas.

Este é o artista e escultor caiçara Oseas, 77anos (2019) original  do Saco do Mamangua, Paraty. Residente em Angra há mais de 60 anos.




GENIALIDADE OU ACASO?
Entre siris, bananas estilizadas, facas e às vezes, um veleiro, destacam - se as correntes belamente feitas sem colagem, correntes com elos inteiriços e a meu ver, sua maior obra: as formas helicoidais!
Tanto pela dificuldade quanto pela obscura simbologia universal, esses objetos tem um dinamismo configurativo que imediatamente lembram conceitos de mecânica e biologia.
Mas em entrevista ao DEACCQI, do IPHAR, em fevereiro de 2019, o mesmo afirma:"(...)as coisas vêm, aí gravo assim na mente e faço tudo na mão".
O que percebe-se é que sua manufatura tem "inspirações" diversas do que livros ou experiências profissionais. A única coisa que podemos afirmar é que suas formas fazem parte do universo da sua Cultura Caiçara.




2-🧬UMA FORMA UNIVERSAL🧬
Nos anos 1950 , mais especificamente em 1953, a dupla hélice do nosso DNA foi descoberta por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
Sr.Oseas, esquecido e na sua singeleza,  reproduz do seu inconsciente o modelo do ácido desoxirribonucleico, ou apenas um sino de vento ou hélice de um barco?



Já o Dr. Pallathadka Keshava Bhat, elaborou o novo Modelo Helicoidal da galáxia e do nosso Sistema Solar, em choque científico com o já consagrado Sistema Heliocêntrico coperniciano. Há uma ligação neural natural do humilde artesão com conceitos da física espacial?



3- PRESTE ATENÇÃO!
Assim...ali na pracinha, em meio ao burburinho de um sábado comum angrense, permanece aquele nativo, com seus olhos azuis e de tez amorenada, legítimo representante da etnia  caiçara, alheio aos fótons, terabytes e velocidades de cordas quânticas que o rodeiam, mas que brilham também em sua mente.

Carlos Eduardo da Silva
Presidente do IPHAR
Prof. Lic. História
Caiçara com família de 300 anos.

2 comentários:

  1. Conheço este senhor há aproximadamente 10anos e já comprei algumas peças dele. Um Artesão nato, suas peças são simples como ele. Uma pessoa que nos encanta com sua conversa sempre muito engraçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, algumas são muito elaboradas, como as canoas(idênticas as grandes,reais) e as correntes de um pau só. Mas que bom que valoriza ele.Grato.

      Excluir

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!