💠1-História:
Fundado ainda no século XVI, em 1593, esta casa religiosa, dos seguidores da espiritualidade monacal dos profetas bíblicos Elizeu e Elias, mas o estilo da fachada, com encimada por elementos decorativos com volutas e coruchéus atual vem do século XVIII.
💠2- Caracterização:
Seus grafismos multicolores geometrizados formam figuras abstratas, com jogos de peças básicas equiláteras medindo aprox. 20 cm que em fins do século XIX e início do século XX, sobrepuseram-se aos epitáfios tumulares que por séculos estiveram presentes em tábuas corridas.
💠 3- Descrição:
🔹 Descritivo/estilo:
As peças cerâmicas que formam os desenhos no piso possuem formas com idéias barrocas, no sentido de fitas,entrelaçadas,estrelas cruciformes e volutas estilizadas.
🔹 Composição material:
Póde mármore,argila branca e minerais.
🔹 Período: Início do século XX.
💠 4-Análise espacial:
A localização nesse presente estudo, está após o arco-cruzeiro, elemento arquitetônico que até o século XIX, fazia a separação entre a Assembléia dos fiéis e os membros eclesiásticos. É a Capela-mor. No caso, é o adro que conhecemos como Cátedra da comunidade religiosa (A, D e C) e a área da Mesa Eucarística ou sacrificial, aos pés do altar-mor.(B e E).
A-
B-
C-
D-
E-
Vértice com simbologia de fitas ou elos, entrelaçados; Adro da Mesa.
Carlos Eduardo da Silva
Prof. Lic. His.
Presidente do IPHAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!