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🔶 INTRODUÇÃO
A técnica artística de POLICROMIA em base de Adobe(barro ) e madeira, remonta a milênios, ainda nos tempos dos reinos , cidades-estado e zigurates, seja asiáticos, africanos e europeus pré-medievais.
Incorporando a metodologia para evangelizar os povos analfabetos e também impingir uma psicologia dos costumes litúrgicos, a Igreja Católica inspirou e patrocinou artesãos em seus domínios eclesiásticos.
🔶 PRODUÇÃO/ IMPORTAÇÃO REGIONAL
Temos dezenas de exemplos de peças museológicas em Angra dos Reis, desde o século XVI até o século XX.
A maioria,encomendas para conventos de Ordens religiosas e igrejas seculares, mas também, para Freguesias e capelas rurais, estas, das oligarquias do estrato social crescente.
🔶 DESCRIÇÃO
A seguir, a descrição de 3 imagens sacras, atualmente na Igreja Matriz e no Museu de Arte Sacra.
⚜️1-Sant'Anna, Ilha Grande, século XVIII.
Douramento com arabescos.
⚜️2-Sant'Anna Mestra, Convento São Bernardino de Sena, Angra dos Reis, século XVIII.
Policromia com douramento.
⚜️3-Imaculada Concei(p)ção, Igreja Matriz , centro de Angra dos Reis.
Século XIX.
Dobraduras estilísticas com imitação têxtil, com douramento de arabescos sobre policromia.
Carlos Eduardo da Silva
Prof. Lic. Hs.
Presidente do IPHAR
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AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!