sábado, 2 de maio de 2020

Rugendas em Mangaratiba?

O QUE UM RETRATISTA ALEMÃO TEM A VER COM UMA PEQUENA CIDADE DO LITORAL FLUMINENSE...

Uma expedição científica liderada e encomendada pelo Barão alemão naturalizado russo, Langsdorff, patrocinada pelo governo imperial russo e apoiada politicamente e com taxas alfandegárias e incentivos fiscais pelo império do Brasil, traria na primeira metade do século XIX, um retratista e pintor alemão , de tradição artística familiar, ao então misterioso e obscuro Brasil.

Assim, Johann Moritz Rugendas, nosso quase familiar Rugendas, mesmo se separando da expedição principal, empreendeu viagem pelos sertões do Sudeste, Centroeste e Nordeste, incluindo nossa Costa Verde.

Uma de suas litogravuras foi feita em 1831(publicada em 1835) em Mangarariba-RJ.
Trata-se de uma transcrição de um trecho da Mata Atlântica, com sua característica riqueza biológica, tanto faunística quanto botânica, que aliás espanta até hoje os visitantes, principalmente estrangeiros.


Com uma técnica de impressão em pedra com gorduras mecanicamente forçadas, possivelmente não é , na opinião da maioria dos estudiosos, um retrato exato do trecho observado, mas há a influência do neoclassicismo e do romantismo bucolicizado europeu em seus trabalhos.

Mas o registro da região foi presencial!
Rugendas esteve em Mangaratiba!

Carlos Eduardo da Silva
Presidente do IPHAR
Prof. Lic. Hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!