🌿👺🌴🧜
O BRASIL ANTES DO BRASILEIROS
_Os habitantes estranhos das terras misteriosas.
Presentes ainda hoje nos contares e saberes de causos e lendas (rareando...) por avós e anciões , o povo que habitava este país-continente era visto como exótico e cheio de fantasmagorias.
Na verdade, os arquétipos de vicissitudes humanas como ódio, medo da morte ou da fome, fobias, violência, corrupção e luxúria, eles foram transferidos do bestiário medieval centro europeu para as matas, florestas escuras e águas torrenciais,e animais, alimentadas a medida que o contato com a cosmogonia indígena era cada vez mais aprofundado.
A Ipupiara já estava presente em algumas representações mitológicas autóctones brasileiras.
Em que pese as estratégias racionais de criar monstros e falsos temores para afastar frotas piratas e aventureiros , tanto das rotas marítimas quanto até dos mapas e acervos cartográficos, pois valiam ouro esses segredos, era real nas mentalidades, a obsessão por essas bizarrices; tentativas reicidentes na humanidade, de refletir seus próprios vícios e calamidades, no "outro".
Contudo diante da coletânea de fatos estatísticos de índices de morte violenta no Brasil, soa como tom profético tais criaturas sanguinolentas do passado colonial, tendo em vista que só em 2017 foram mais de 65 mil assassinatos e em 2019 foram mais 45 mil óbitos. Um país de monstruosidades explícitas, e estes números são os crimes registrados...imagina os clandestinos.
As vezes o monstro está mais próximo do que imaginamos.
Carlos Eduardo da Silva
Prof.Lic.His.
Presidente do
IPHAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!