segunda-feira, 22 de novembro de 2021

REFLEXÃO SOBRE RACISMO NA EXPEDIÇÃO ÀAJÀ

Estive no Rio no dia 20/11, dia da Consciência Negra, no Brasil; para um compromisso  museológico e passei apenas 26 horas lá.

Nessas horas de convívio, fiz questão de ir ao evento, de trem e metrô na Zona Norte e andar por quase 9 km na área de Copacabana, Ipanema e Lagoa. Numa metrópole internacional como o Rio de Janeiro, ainda persistem práticas do século XVII:caos urbano, inércia do estatal político, insistência de repetição de contravenções individuais e crimes graves a luz do dia.

Após centenas de Governadores-Gerais (das Capitanias do século XVI -XVIII), dezenas de prefeitos no século XX e tantos milhares de deputados e vereadores por séculos, umas poucas horas entre a Zona Norte e a Zona Sul, demonstram uma cultura já fincada: preto e pobre pode tudo, mas no lugar reservado pra ele.


🖤1° experiência: a Central (dos problemas) do Brasil.

Ao sair do moderno VLT, saí na estação lateral da histórica Central do Brasil , e o primeiro impacto foi a decadência urbana da região, entorno com calçadas quebradas e mato, e...os constantes companheiros do viajante carioca: muitas barracas improvisadas de .

Já lá dentro, esperando meu amigo , assisti uma briga de toxicômanos que teve de haver a intervenção de um dos seguranças.Ao fundo, sem ninguém notar, a Capela de Nsa. Sra. Aparecida, com seus belos vitrais coloridos e com grades...ali, tentando abençoar as multidões que passam ali desesperadamente todo dia.


Capela de Nossa Senhora Aparecida,
na Central do Brasil, Rio de Janeiro.


🖤2° experiência: o trem tipo europeu num contexto africano.

Dentro do trem da periferia, ar condicionado, horário respeitado, limpo, sistema de som interno funcionando...mas também dezenas de vendedores ambulantes , diga-se trabalhadores, berrando, alguns com até caixas de som e microfone (com muito talento inclusive pra comunicação), vendendo desde manteiga, cabos de celular, cerveja(!) e docinhos diversos...dentro do vagão e durante toda a viagem. A maioria, pretos e idosos. Mas tinha jovens também. Vi uma mãe, com um bebê a tiracolo, com o trem balançando, de um lado para o outro, vendendo sacolas plásticas e é uma prática dela tão usual, que ela se profissionalizou, usando um gancho pra se segurar...ali quase não tem turista, é locomoção de trabalho e afazeres; detalhe: na estação do metrô Pavuna, a passarela de acesso tem um verdadeiro túnel de barracos de lona azul com muito lixo , usadas para camelôs, um verdadeiro ambiente de degradação.

Solução? Camelódromo organizado? Não moro no local e nem sou político.


🖤3° experiência: Pit bunda

Na orla , muitos cães da raça pitbull e suas variações, sem enforcador e pior, sem a obrigatória  focinheira (lei estadual 4597/05). Já no Parque Garota de Ipanema, uma cena chamou atenção e me causou apreensão: três pitbulls robustos totalmente soltos , como se fossem coelhinhos inocentes, e a viatura da polícia a menos de 20m. Não cabe aqui discussão filosófica sobre a periculosidade dessa raça, as estatísticas são claras. Mas, os donos que observei, são brancos e  bem vestidos, já sua saúde mental, discutível.

Acesso a Estação Pavuna, do metrô carioca.


🖤4° experiência: "canta pra subir"

Enquanto admirávamos a beleza natural do relevo da região, a flora e o mar da Pedra do Arpoador, percebi um rapaz sentado, observando a paisagem...preto, só de shorts, mas estava ali, como qualquer cidadão...de repente, aparece uma dupla de policiais militares e em poucos segundos dá tapa na cara do jovem que pede:"pára com isso, tio".Chamei a atenção do meu amigo e enquanto tentava preparar o celular pra filmar e se fosse o caso, intervir (perguntar o que houve), um dos agentes olhou pra nós e não bateu mais , porém continuou berrando , com a arma na cara do jovem: "canta pra subir, vai , canta!" , gíria que quer dizer rezar antes de morrer. Mas o rapaz se retirou e a dupla foi conversar com uma "ambulante -fixa" que vende água e refrigerante numa banca próxima...(não sei se pra se informarem ou até cobrar propina). Sabemos que ali tem muito assalto, estupros e demais delitos. A questão é o flagrante, pois não havia nenhum e a abordagem de forma ilegal. Ali preto pobre não é bem vindo, a não ser que aceite achaques pra fazer comércio, seja legal ou ilegal. Ou bem vestido no biotipo "padrão turista".


🖤5° experiência: a preta bateu na preta

Após o almoço em Copacabana, enquanto esperava o transporte de aplicativo na calçada, uma gritaria: eram funcionárias da loja Americanas batendo numa toxicômana esquálida , provavelmente usuária de crack, negra,  pra sair da porta da loja; empurravam e xingavam " sai diabo, preta fedida"...mas eram também pretas...bizarrices brasileiras.

Caminhos pela floresta
no Parque Catacumba


🖤6° experiência: o trio feliz.

No Parque da Catacumba, enquanto me inebriava com a sinfonia louca dos pássaros, as cigarras cantando e os aromas das seivas das árvores da Mata Atlântica, descansando num banco, passou um trio de mulheres jovens de mãos dadas,  pretas e bastante obesas , de idades praticamente parecidas. Poderiam ser irmãs ou amigas, mas a despeito de possíveis olhares dos transeuntes, a respeito da aparência fora do esteriótipo sarado e até de suas preferências sexuais , as três passeavam conversando sobre temas leves, sorrindo e relaxadas...sem preocupação do entorno. Talvez até tenham escolhido um parque ecológico para passearem mais livres, mas mesmo numa região dita de riqueza, status e de gente esbranquiçada, fiquei feliz pela tranquilidade delas.

Central do Brasil...
muita história e muitas estórias


💙Epílogo

Tais situações vivenciadas não suplantam o esplendor  da beleza paisagística, a riqueza cultural e a simpatia (apesar do sofrimento) dos cariocas, mas também lembram a clássica estrofe da música da Cláudia Abreu:"cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos". O espaço geográfico talvez seja o resultado do agente  humano que ali cotidianamente reflete e constrói seus atos transitórios, mas com repercussões extratemporais. O sentido tactil interferindo na construção, tal qual a Estação Pavuna do metrô: limpa, eletrônica, até confortável, mas cujo caminho do entorno, como um mini universo de exclusão, é cercada de lixo, becos e barracas improvisadas. Porém , não se deve atribuir a isso, uma noção estanque do mal e nem uma normalidade do abuso, como se fosse uma eterna e cármica  contradição. 

Há solução!

EXPEDIÇÃO ANTROPOLÓGICA ÀAJÀ: VISITA AO MEMORIAL DA HUMANIDADE, O IPHARJ.

Passei o sábado no Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueologica do Rio de Janeiro (IPHARJ). Depois de empreender uma jornada desde cedo me deslocando de Angra, passando pelo VLT e depois o trem(fiz questão, para ter a experiência do cotidiano carioca), chegamos no maior templo do saber museológico e patrimonial do Estado: IPHARJ. Tudo privado e construído a duras penas pelo arqueologo  Cláudio Prado de Melo e alguns amigos.


Fachada do IPHARJ

Me acompanhou nessa aventura urbana,
o nosso amigo e colabirador do IPHAR, Gil Fonseca.


O evento, comemorativo ao Tombamento legal do  Ilé Axé de Joãozinho da Gomeia, liderança preta, espiritual, cultural e libertária, que ainda nos anos conservadores da década de 1950, em tempos que ninguém falava de liberdade da prática religiosa e muito menos em polêmica sobre gênero,cotas afirmativas, direitos humanos,  homofobia, transexualidade, etc...ele já se travestia de vedete no carnaval, praticava seu culto candomblecista de duas matrizes tradicionais diferentes num mesmo Ilê/terreiro(como se fosse hoje,numa mesma missa católica, a mescla do rito de Pio V com o rito de Paulo VI), recebia autoridades como Getúlio Vargas, Dercy Gonçalves, etc. 




Tudo como reafirmação de sua etnia e origem transcontinental anti colonialista. Mas suas polêmicas afetaram inclusive a ala conservadora do Candomblé. Foi um pioneiro, que, conscientemente, abriu a sociedade hipócrita da época, para as realidades que só apareceriam 50 anos depois!

William de Ogum

Interpretação magistral
do ator e professor Hans Mille
r

A festa teve pouco público, mas foi um sucesso na troca entre os convidados e palestrantes. A parte expositiva, também atraiu a atenção. A presença do Babalorixá William de Ogum(filho ) e da Yalorixa Cessi    de Tauá (filho) foram brilhantes,com muita interação e emoção. 
O Ààjà , Adja ou Ajarim

O Ààjà , Adja ou Ajarim, é uma sineta que segundo explicação do Babalorixá William, é instrumento sonoro físico mas também espiritual, que controla e guia os Orixás no culto.


Já o ator Hans Muller interpretou magníficamente o Joãozinho.Emocionante...
Entrada do Salão de Exposições

Orixá na Exposição

Hans Miller atuando

No outro dia, com as poucas horas antes de voltar a Angra, aproveitei para visitar a Pedra do Arpoador em Ipanema, o Parque da Catacumba e a Lagoa.
Arpoador


Tom Jobim





Vista da paisagem exuberante 

Espécime típica


Esculturas pelos caminhos da floresta




Vista da Lagoa a partir
de um mirante da Mata Atlântica

No quesito festividade, Cláudio Prado de Mello é um típico patrono das orgias romanas: com pouco recurso, faz quitutes e jantares nababescos!



Estelas de escrita cuneiforme

Porta de balcão colonial 

O Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueologica do Rio de Janeiro é uma instituição privada , com longa história de preservação , resgate e educação patrimonial. Tem em seu acervo dezenas de milhares de itens museológicos, de diversas culturas mundiais.


Canapés deliciosos no evento




Sempre multifacetado, Cláudio Prado de Mello, nosso mestre do conservacionismo patrimonial, esteve presente desde o serviço de jantar até o controle de palco.

Foi muito bom revê-lo. Uma grande experiência!





sábado, 30 de outubro de 2021

🔰O SACI :QUEBRANDO FALSAS INTERPRETAÇÕES🔰

 Personagem do folclore  brasileiro, nada tem com demônio  ou entidade afrobrasilleira. 

🏹ORIGEM:GUARANI

De nome Çaa'sig Perereg, ao ser sincretizado pela cultura das senzalas e quilombos do nordeste e norte, foi absorvido também  pelos fazendeiros como símbolo  inverso dos anjos barrocos e musas clássicas  loiras e cultas...

Tem um dia só pra ele, por lei:31/10

A pesquisadora Carla Maria Anastásia, em seu artigo Saci-pererê: uma alegoria mestiça do sertão, comenta essa mistura de culturas no Saci, que reúne características de entidades africanas (Ossaim), de lendas indígenas (Yací Yaterê) e portuguesas (Fradinho), além de narrativas cheias de duendes europeus.

Isso explicaria também os diversos nomes que a criatura encantada recebe no Brasil: para algumas fontes, o nome Saci Pererê deriva do tupi: çaa-cy (“olho ruim”) + perereg (“saltitante”); para outras, seria uma derivação de hang-h-açã (“almas”) + cy (“mãe”), e o Pererê sendo uma variação de tape pe (“no caminho”, “estrada”) + he (“sair”), que, por eufonia, originou Tapeperê. A difícil compreensão para outros povos da pronúncia indígena também ajudou na variação do nome conforme a região, fazendo surgir Saci-Cererê, Saci-Taperê, Saci-Perê, Saci-Saderê, Saci-Jerê, Sererê, Saperê, Siriri, Saci-Mofera e até mesmo Matin-Taperê ou Matinta-Pereira.

Com essas várias convergências de lendas populares do mundo todo, no universo das narrativas o Saci, constitui-se um mito brasileiro com características únicas, produto do processo de miscigenação pelo qual passou o país.


Em Penedo, Distrito de Itatiaia-RJ,
deve-se sempre respeitar
 a faixa de pedestres
sejam eles Ondinas,
Cucas, Curupyras e Sacis.


🔵SIMBOLOGIA:

🔹Gorro: o pileu , era um gorro dado a escravos libertos e também  usado por marinheiros, na Roma antiga, como vida livre, liberdade. A lenda brasileira diz que você  só  aprisiona um Saci se retirar o gorro dele.

Autor:Andreolli

🔹Uma perna só : jogo da capoeira foi proibido por lei até o século XIX, pois havia brigas em rua e também  era uma forma de treinamento dos africanos...por isso, a lenda saciana diz que elet tinhauma perna só  devido a uma briga de capoeira.

🔹Nu: nudez significa fragilidade. O negro (na visão  eugenista européia), é  criatura menor, fraca e dominável , portanto, nu, despido de civilização. 

🔹Cachimbo:Não. Não  é  herança  africana, onde fumar é  tanto ritual quanto prática  de lazer(na época das escavações arqueológicas para a construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, foram encontrados centenas de cachimbos, tanto africanos quanto indígenas). Trata-se de uso indígena da ritualidade xamânica,  mas também  de incutir aos negros a sanha de "viciosos".

🔹Travesso; bagunceiro: contrário  de angélico, educado, "civilizado".


Carlos Eduardo

Prof.Lic. His.

Presidente do IPHAR

domingo, 17 de outubro de 2021

ROM(REUNIÃO ORDINÁRIA MENSAL) SET/OUT 2021: Mais agilidade para o bem comum!

 ROM bimensal.

Transcorreu a ROM SET/OUT de forma tranquila e dinâmica.

Inicialmente com na seção Palavra do Presidente, lembrando o fato histórico dos Mártires de Cunhau e Uruaçu (RN), que em 1645  teve uma comunidade inteira de colonos católicos presos por holandeses e indígenas Janduí dentro de uma igreja e queimados vivos ou massacrados com a língua cortada para não fazerem orações e pernas e braços decepados, além de crianças cortadas ao meio por macetes e espadas.

O presidente lembrou que hoje temos os mártires modernos: luta de equanimidade social, por oportunidades iguais, contra a opressão/invasão de conglomerados que avançam fraudulentamente sobre comunidades tradicionais e assédio dentro de grandes corporações, e a construção pelo pensamento coletivo altruísta, tão difícil, no doentio povo brasileiro dos anos 1960 para cá.

 *Tivemos o toque do M'araka.* 

Passamos a leitura da Ata anterior, com ressalvas e passamos a seção notícias, onde comentamos nossas descobertas na nossa região costaverdeana: um Cemitério de Pretos Novos, um sítio arqueológico e ainda uma nova estrada colonial,entre outras notícias mais gerais.

Passamos aos Departamentos onde estabelecemos metas ao DABRAP e ao DEACCQI principalmente(entrevistas).

Após, fomos ao intervalo, hora do cafezinho .

Após, fomos aos Estudos internos: Caminho do Caramujo/Continuação e o estudo Sobre as Guardas,  Terços Auxiliares e Linhas Principais.

Foi muito produtiva.

Venha conosco!

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

🖤NOTA DE PESAR🖤 (in memoriam): DONA BETH, DA FÍSICA QUÂNTICA AO JONGO.

 🖤NOTA DE PESAR🖤

(in memoriam)


É com tristeza e saudades, que, mesmo com atraso, noticio o falecimento da Sra.  Maria Elisabeth Brum Gonçalves Gomes, a nossa Dona Beth, da Fazenda dos Coqueiros, em Bananal-SP. Se deu 07/05/21.

Estivemos lá em 2019.

Beth Brum

Fica a memória do respeito e amor dela pelo legado familiar e histórico, que vivenciamos pessoalmente; inclusive eu de forma especial, onde trocamos informações por meses, da cultura e também sobre alguns fatos energéticos e fenômenos do local. Era estudiosa de física do quantum , filosofia e gostava de prosear.

Também partilhei um pouco o assunto dos vissungos, cânticos entoados durante o trabalho da roça e as vezes, na ritualidade, pelos pretos brasileiros, principalmente de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela ficou empolgada quando enviei.

Clique aqui e acesse nossa Expedição Bananal, em 2019

Agora a querida Tatiana , a filha,vai continuar a tocha acesa do turismo...em breve, revisitaremos essa lugar acolhedor e cheio de lembranças.

Conheça aqui um vissungos típico da africanidade brasileira

Ao contrário do foco comum nas outras fazendas e espaços museológicos , que é a narrativa de saraus românticos, barões cruéis e figuras da sociedade imperial, ela sempre tentou incutir e mostrar a riqueza musical, rítmica , religiosa e culinária dos pretos

Tatiana(preto)agora continua a chama acesa


Era viúva do também incentivador cultural da fazenda e região, Antonio Augusto Ferreira Gomes, e deixa os filhos Renato e Gustavo.

Agora ela dança finalmente o jongo com  os trabalhadores escravizados, que ela libertou do anonimato...pela divulgação .


sábado, 9 de outubro de 2021

🔴ALERTA CULTURAL 005/21:A INFÂMIA ATACA NOVAMENTE O PATRIMÔNIO CULTURAL

Atentado contra o patrimônio cultural

Como eu havia alertado em 26/06/21, sobre estranhas obras no imóvel da Rua da Conceição, principalmente no telhado, agora, quase 3 meses depois, comprovou-se mais uma vez que o crime contra a legislação (Decreto Municipal ) pode ser cometido livremente.

O que era janela virou porta, deturpando a fachada de um prédio congelado.


🔶Através da Setorial de Patrimônio Histórico Imaterial e Material, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, aprovamos em 07/10/21 o Requerimento 001/21ReqSPHMI/CMPC, na Reunião Ordinária, daquele órgão voluntário e popular, mas com poder previsto em lei.

É obrigação legal e moral
 o secretário municipal ,
que exerce cargo de fé pública,
responder e tomar ações fiscalizatorias.

🔴Modificação: janelas viraram portas
sem lógica alguma,
pois é uma ladeira
e o sobressalto é enorme até a calçada.


🔶Será que a Secretaria de Urbanismo vai se omitir criminosamente , como fez no imóvel derrubado esse ano, na mesma rua, a 50m dessa Secretaria e virou estacionamento??

🔶 Será que você, que lê, vai ser  um mero macaco brasileiro(🙈🙉🙊), ou vai ser cidadão e mandar um e-mail ou ligar para a Secretaria e cobrar??

Há poucos meses...


🔵Aí você , que não tem obviamente obrigação de saber do assunto pergunta:mas por que mudar de janela pra porta ou derrubar algumas paredes internas é tão grave?

Resposta: um imóvel histórico é tombado (protegido legalmente) ou decretado localmente, porque representa uma época, uma memória cultural, os costumes e vivências...se o infrator modifica os cômodos ou os vãos (portas e janelas),  também se perde a forma de relações sociais de um povo restrito a um tempo, porque a casa e a divisão arquitetônica dos cômodos faz parte também da forma que o cotidiano, comportamentos e interações ocorriam entre as pessoas daquela sociedade humana...

Carlos Eduardo

Prof. Lic. Hs.

05/10/21