quinta-feira, 7 de abril de 2022

NOMES ANCESTRAIS DA MINHA TERRA: YTA-GUA-ÇU

Atenção: este estudo é inédito em Angra!

Nenhum historiador, professor ou pesquisador de Angra fez uma coletânea tão grande de traduções dos sufixos e léxico tupi. Trata-se de estudos de mais de 25 anos desde minha adolescência. 

Favor citar a fonte.


 Os topônimos exercem uma função muito mais do que meramente marcadores geográficos; para os povos tradicionais, no nosso caso, a comunidade litorânea dos Caiçaras, eles tem valor cultural e afetivo, trazendo no léxico local, palavras tupis e únicas, do vernáculo típico.

Itaguaçu é uma localidade da Ilha Grande, Angra dos Reis-RJ.

ERA TUDO PREVISÍVEL..

 


Um dia antes da tragédia...
da minha janela na Praia da Ribeira

As perdas humanas foram traumáticas e os que partiram devem ser sempre rememorados com ternura;  justiçados pelos vivos, contra a omissão dos Poderes e a ignorância dos populares.

Os prejuízos materiais  foram em muitos casos, irreversíveis economicamente.

Vídeos:Ponta Negra, Paraty:




Porém, décadas de projetos federais sem planejamento, com migrações em massa (pessoas na alienação da mera sobrevivência) , a segregação espacial(especulação imobiliária e grilagem), somando a políticos municipais demagógicos (com estrutura de fiscalização mirrada)... criou um cenário perfeito para a horrores repetitivos (1988, 2003, 2010 e 2022).

🟢Mas uma região que teve quase o dobro de milimetragem no registro de pico(809mm) do que a área de Petrópolis(+-534,4mm/230 mortos) demonstra duas coisas:

VídeosRio Mambucaba destruindo barcos


1- Boa infraestrutura,  comparada a cidades próximas como Paraty, Ubatuba, Mangaratiba e Itaguaí, feita desde o século XX, por sucessivos governos municipais, mesmo com desvios de verba e incompetências.

Uma das hipocrisias municipais é como exemplo o estudo técnico feito pelo Serviço Geológico Brasileiro em 2011,mostrando as áreas de risco:

Clique aqui e conheça o Estudo geológico

2- Precisamos de investimentos federais e estaduais sérios em habitação popular, controle urbanístico e mobilidade (estradas). A prefeitura não pode arcar com o ônus da urbanização sozinha.

Vídeo: Itaguaçu, Ilha Grande. Antes e depois.



      2.1-Mais uma vez, demonstrou que privatização não serve pra nada. A CCR é experiente, muito bem capitalizada e teve informações técnicas sobre a realidade do trecho concedido. Não se preparou para um local com tamanha casuística documentada há quase de 1 século?


RJ155 há décadas semi abandonada
 pelo DER-RJ, este sucateado.

BR101-Monsuaba, Angra.Irreconhecível


sem engenharia de trânsito.

BR101

3-As prefeituras da região  urgentemente precisam  amortizar  os impostos no que lhes compete,  por pelo menos 6 meses e créditos populares , para alavancagem financeira de comerciantes atingidos.

As imagens não podemser esquecidas.


Carlos Eduardo

IPHAR

quarta-feira, 6 de abril de 2022

NOTA DE PESAR PELA TRAGÉDIA NATURAL NA COSTA VERDE


 NOTA DE PESAR PELA TRAGÉDIA NATURAL NA COSTA VERDE

Os membros e amigos do nosso grupo cultural , em sua maioria caiçaras de origem familiar ou ligados a essa cultura tradicional brasileira, vem por seu presidente, Carlos Eduardo, expressar o lamento profundo n'alma pelas perdas materiais e de irmãos  e irmãs nativos de tantas comunidades praieiras, atingidos pelas tempestades tropicais que em Angra dos Reis atingiram os recordes de 809 mm . 

*Vilas de pescadores e agentes turísticos foram devastadas com avalanches de terra, enormes rochedos e árvores, principalmente a praia de Itaguaçu (Ilha Grande, Angra), Ponta Negra (Paraty) e Monsuaba (Angra), onde houve trágicos falecimentos,  atingindo inclusive familiares e amigos do nosso grupo (caso de  Monsuaba, primo e tios da Renata, mãe dos netos da minha tia Elena Oliveira Trindade). Outras , estão sem energia elétrica há mais de uma semana, com desabrigados por causa do deslocamento de rochedos sobre os imóveis, ranchos de canoas e botes destruídos, sistema de água potável arrancados, grandes blocos de solo rachando com risco de montanhas desabarem e já começam a sofrer dificuldades nutricionais e rarear remédios de uso contínuo. São locais como Saco da Sardinha (Paraty), Cambory das Pedras (Ubatuba), Quilombo da Fazenda da Caixa (Ubatuba), Praia Grande de Araçatiba (Ilha Grande), Praia de Aventureiro (Ilha Grande), Praia doSono(Paraty),Mamanguá(Paraty),Sapinhoacanga/Portogalo (Angra dos Reis), e tantas outras, em maior ou menor grau de destruição das infraestruturas.

Estamos mobilizados em campanhas e partilha de informações para a solidariedade emergencial, mas no cotidiano há anos, estamos na mobilização pela dignidade e revalorização étnico-cultural do povo litorâneo do território caiçara.

Vai Sr.Arlindo (Itaguaçu), vai Lucimar e seus lindos filhos (Ponta Negra) vai Rodrigo e demais vizinhos(Monsuaba)...na canoa de cristal ,no mar de ouro rumo ao sol cálido da boquin da noitche que nunca se apaga, na memória dos vivos.


Carlos Eduardo da Silva

Cacá, Carlos Caiçara

Presidente 

06 de abril de 2022


*Informações baseadas em relatos feitos dirreto a nós, por caiçaras.