sábado, 25 de junho de 2022

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BRACUHY, APREENSIVA COM POSSÍVEL DESTRUIÇÃO DE PATRIMÔNIO EDIFICADO E MEMÓRIA ANCESTRAL

 

1-O relato e o projeto

No dia 13 de abril de 2022, a Sra.  Marilda Souza, liderança e griô da comunidade tradicional quilombola do Bracuhy, nos informou via plataforma WhatsApp e teve a oportunidade de expressar as graves situações de pressão psicológica que eles afirmam estar sofrendo, para aceitarem , caso se confirme, um crime contra sua memória ancestral e ataque ao patrimônio histórico.

Caso comprovado, seria caracterizado como um assédio moral coletivo, onde o Secretário de Cultura de Angra+INEPAC +pároco da paróquia São Sebastião(Frade) estariam intentando modificar de forma deletéria e com consequências culturais indeléveis o adro da igreja de São José (1879), onde estão os túmulos quase bicentenários tanto de caiçaras quanto de pretos.

Para piorar , querem também fazer uma suspeitosa praça na frente, deformando totalmente a paisagem bucólico-rural e desfocando o conjunto arquitetônico. Os croquis abaixo mostram a área verde, mas sem túmulos:




A-corredor

Atual

Localização

Localização

As reuniões irregulares (sem participação comunitária), são de livre acesso na página do Facebook da Paróquia clique aqui nos links : Prova de que houve reunião e pior, decisão ilegal! e aqui também Prova 2 .


🔴Importa ressaltar que não estamos nessa publicação fazendo juízo de intenções, principalmente do pároco, mas apenas relatando a denúncia e colocando a legislação pertinente sobre o caso. As imagens são públicas e divulgadas pelos próprios envolvidos.

2-Práticas recorrentes causam receio.

Trataria-se de projeto de higienismo étnico, para fins de valorização especulatória fundiária, pois um banco comprou áreas próximas , além do projeto de quebra da legislação da APA de Tamoios para privatização do meio ambiente e um déjavu fantasmagórico dos anos 1960/70 onde descaradamente possam estar a forçar a comunidade a ignorar o passado escravista e pseudo-triste, para um turismo hedonista, padronizado, de luxo, europocêntrico.

Clique no link abaixo:

Livro relata a história da destruição material e cultural dos caiçaras

Assim, o nativo não é protagonista do seu presente (alavancado por sua autoestima), nem pode expressar suas peculiaridades culturais ,  porque esses elementos endêmicos são desagradáveis e artesanais demais, mas submisso a caprichos comerciais, trabalhistas e até sexuais, o famoso modelo made in Cancún (clique e acesse em Veja reportagem sobre o modelo econômico implantado em Cancún)

A-Visão externa atual

A-Portão de entrada do adro tombado por lei

A-festa de São José

A-Pátio interno


Altar

3-Nossa Carta aos Quilombolas é orientativa; não pretende substituir o protagonismo dos nativos. Clamamos portanto pelo diálogo entre as partes, para esclarecimentos e boas decisões.


 🔴Nesta carta, estão citados os fatos e a legislação referenciada! Não optamos por ética da instituição, em protagonizar, mas orientar.

⚜️Querem arrancar ou cimentar em cima dos túmulos ancestrais? Alegam que seria pra festa do padroeiro , porque as vezes tem enterro e passa no meio da festa...o que, os próprios moradores dizem que é falso, pois a festa é uma vez ao ano e o local tem outros espaços para a quermesse. Afrontando tanto a lei do patrimônio(estadual) quanto a OIT 169.

⚜️Querem modificar o entorno com uma praça urbanizada e modernosa, ambiente que é bucólico e rural?

⚜️Querem implantar um pseudo turismo, modelo enlatado, onde já existe uma forma comunitária (inclusive treinados pela prefeitura e universidades)?

4-Resumo de nossas orientações:

🔅1-A Igreja Católica exige respeito e manutenção ao túmulos (Instrução Ad resurgendum cum Christo ,de 2016).

🔅2-Nenhuma autoridade, seja municipal, estadual ou federal pode tomar decisões que afetem aquele núcleo de território preto sem aprovação da comunidade. Convenção internacional da OIT 169

🔅3- Reforma e restauro sim, mas apenas para reforçar o que já existe, sem derrubar ou acrescentar nada de novo. O Conselho Estadual de Tombamento é que dá a palavra final,; não é secretário nenhum, nem prefeitura e nem mesmo o INEPAC.

🔅4-O CNMP publicou Resolução 230/21 obrigando os Promotores a atender as Comunidades Tradicionais com preferência.



Caso seja verdade, será  um absurdo!

Tomam decisões de gabinete *ILEGAIS* e *SEM PARTICIPAÇÃO* dos quilombolas e sitiantes?

Estamos acompanhando e enviaremos documento as partes envolvidas para ouvir a versão dos denunciados.

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AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!