No dia 06/04/2022 publicamos aqui no blog uma Nota de Pesar com sentimento e ações em prol das cidades de Angra dos Reis e Paraty-RJ, onde houveram mortes e destruição, porém, com índices recordes de volumes pluviométricos , chegando a 809 mm em Angra.
Clique aqui e veja a Nota de Pesar de abril/22
Com um tsunami celeste , neste mês de fevereiro presente (18/02) a região do Litoral Norte Paulista, especificamente nos municípios de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, tiveram infraestrutura destruída, desabamentos de massas e dezenas de mortes. Com mais de 600mm , mais uma vez fica evidente o crime de inação preventiva, descontrole construtivo das encostas e margens de rio, e principalmente a falta de estrutura urbana dessas cidades, com gestores públicos de baixa eficiência e corrupção.
Ruas sem calçamento, precariedade generalizada em sistemas de drenagem e esgotamento deficiente , tais regiões , no entanto, tem população tradicional de origem e que vive seus afazeres e cultura de forma ainda simples, sem preparo educativo de prevenção a desastres. Cidades sem alarmes e sirenes, sem planos de evacuação , sofreram muito mais que Angra dos Reis e Paraty. Relatórios federais já tinham mapeado as áreas de risco geológico; nada foi feito.
No link abaixo, você acessa sua região, e preenche os quadradinhos com os tipos de perigo, as camadas, sobre o mapa. Exemplo: "movimento de massa".
Apresentamos nosso sentimento sincero de afeto a população caiçara, quilombola, indígena e civil comum e cobramos ação efetiva do governo federal, do Estado e principalmente das prefeituras.
Carlos Eduardo da Silva
22 de fevereiro de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!