⛪Pequeno histórico
Fundada em 07/09/1921, portanto com 102 anos, trata-se de templo cristão católico a 40m da praia do Corumbê, com vista para o mar , num outeiro.
O altar , a imagem sacra original da Virgem e as duas colunas salomônicas decoradas com fitomorfos de parreira e uvas, são do século XVII e segundo relatos, eram da cidade, da antiga igreja Matriz.
Os bisavós do atual prefeito de Paraty-RJ, Vidal, foram os doadores do terreno, na época.
Hoje com poucos membros ativos, essa comunidade religiosa teve muita atividade e participação no passado, mas a urbanização, a especulação imobiliária que expulsou caiçaras, e a influência de seitas anti católicas fez esvaziar o povo fiel, porém, ainda subsiste a festa anual.
Em 2020 quase uma tragédia se abateu: um incêndio na cantina quase atingiu a igreja. Mas os moradores ajudaram.
Obs: a seguir, 4 imagens da internet
⛪ Situação atual: vistoria de 14/01/24
Estive no local em vistoria e a parede lateral direita total do prédio se deslocou e está segurada apenas por troncos de eucalipto e uma armação de tábuas.
O risco é iminente de desmoronamento.
Percebe-se a existência do método de construção original de pau-a-pique ou taipa de pilão.
Tendo em vista as intempéries fortes de verão, como chuva e vento, temo pela segurança do restante do telhamento. O vão já alcança em torno de 60-80cm.
Precisa de reforma estrutural urgente!
É a perda de uma história afetiva e de fé de um povo...
Precisa de ação da paróquia de Paraty , de onde pertence a circunscrição pastoral e do IPHAN federal!
Atualização: na mesma semana da presente denúncia, em torno do dia 17/01/24 as obras de restauro começaram, conforme Clique aqui e veja a postagem de um morador sobre a reforma . No dia 23/09/24 a comunidade católica e caiçara rendeu louvores e graças pelo restauro do templo com grande festa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!