A CAPELA DA LENDA
Uma peça artística com ares de profunda ancestralidade. Essa é a melhor descrição dessa manufatura artesanal construída por mim em 2017 e atualizada em 2018.
Dentro de um ambiente barroco, tem todos os elementos do período: cores simples de visual plástico básico, dentro da perspectiva dos pintores brasileiros que tinham apenas seivas vegetais, resíduos orgânicos animais e pós minerais para confeccionar suas tintas.
Também possui a simbologia do século XVII/XVIII, inclusive o resplendor "IHS", jesuítico.
Uma peça mais didática do que museológica !
🌐DESCRIÇÃO:
🏛1- Dístico da Companhia de Jesus, com resplendor dourado, que tem sigla "Iesu Hominum Salvatore".
🏛2- Esmeraldas, pedras preciosas comuns na região aurífera de Minas e presente(segundo os aventureiros Staden e outros, entre os Tupinambas).
🏛3- Uvas e parreiras, elemento decorativo presente nas talhas tanto das igrejas quanto nas fazendas. Remete a Ceia.
🏛4- Vasos indígenas representam as mais de 100 nações, costumes e línguas do Brasil; influências natas e explícitas em nossa cultura contemporânea!
🏛5- Cultura caiçara: Homenagem aos angrenses originais e ainda resistentes. Representada por organismos reais e naturais coletados em Mambucaba e Ilha Grande, naturalmente nos montículos de quebramar.
🏛6- Escama estilizada: Símbolo bastante rico antropologicante; lembra os rios piscosos e figuras mitológicas das navegações. Padrão barroco.
🏛7- A nossa relíquia da cultura do povo caiçara: A Virgem da Cavala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!