quinta-feira, 22 de agosto de 2019

🔴ALERTA PATRIMÔNIO 002/2019🔴:A ESQUINA DA VERGONHA

🔴ALERTA PATRIMÔNIO 002/2019🔴

🧱🧱A  ESQUINA DA VERGONHA🧱🧱

Rua Honório Lima esquina com Rua Júlio César de Noronha, bairro São Bento, centro de Angra dos Reis-RJ.

Desde 2015 um grupo de pseudo profissionais de arquitetura, ligados a um partido falido e ideologia politiqueira, vem implantando em Angra sua péssima técnica de decalque de rebocos históricos, técnica ultrapassada no sentido estilístico e cafona no sentido do desuso mundial, inclusive desorientando proprietários simplórios, de imóveis tombados (protegidos por lei)federais e estaduais.


O Ministério Público Federal e MP-RJ já estão com Inquéritos Civis instaurados e já inclusive há proprietários e locatários próximos a condenação, acordos e talvez multas,  a restituir o aspecto original, via TAC-Termo de Ajuste de Conduta e outras punições.


Na esquina supracitada, o horror é maior!
Prédios antigos, sensíveis, pois não possuem argamassa química, nem estrutura de sustentação moderna, como ferragens, pois são de tijolos de adobe e/ou pedras coloniais rejuntadas com argila, óleos in natura e materiais orgânicos, estão descarnados e descaracterizados.
Sujeitos a fortes intempéries como vendavais, chuvas torrenciais de verão, crescimento de vegetação com raízes que vão corroendo as paredes, infiltração, mofo, líquens, ninho de roedores e insetos xilófagos.
 Enfeiam uma cidade já bastante caótica visualmente.



⚖️Há no rol de imóveis mexidos criminosamente, inclusive alguns contidos no Decreto 9.649/15, que retoma os Decretos 442/93 e que estabelece uma listagem de bens "preservados", ou seja, declarados congelados. Há outros, que são até protegidos estadualmente, pelo INEPAC, mediante a Decreto Lei 02/69.
💰🚨Mas esse grupo age com total apoio da Secretaria de Obras e um grupo suspeito que atua lá há mais de 20 anos, com alvarás ilegais e paparicando aberrações pelo município.

Ainda que não sejam tombados ou declarados bens históricos, trata-se de moralidade coletiva e de bom senso cultural!


Mas eu tenho a impressão que o angrense,seja de séculos de família, como eu, ou migrante que ama o município que o acolheu, está completamente entorpecido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!