quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ESTUDO COMPARATIVO DE CASO, POR TOMADA FOTOGRÁFICA: ECOLOGIA-MICROPLÁSTICOS

🌴🐟🦑🧺🚤
EXPEDIÇÃO CAJAÍBA
🌴🐅👒🦀🧺

Quando uma trilha é multidisciplinar(quando se tem multivisão)!

♻️♻️♻️ ECOLOGIA ♻️♻️♻️

Além dos aspectos culturais, nossas trilhas e Expedições abordam temas correlatos, mas quase imperceptíveis durante a energia e dificuldade do trajeto, dos morros e florestas...

🛑Um exemplo é o famoso problema dos microplásticos, poluentes, advindos do consumo de facilidades como garrafas pet, sabonetes esfoliantes com microesferas, tampinhas, etc.

⛵Em nosso monitoramento, pudemos agora em agosto traçar um comparativo entre amostras coletadas, com método fotográfico, na Praia do Sono(julho) e na Praia de Itaoca.


Na amostragem, observou-se óbvia e acentuada poluição no misto encontrado no quebramar do Sono.
Praia Itaoca

Praia do Sono


Mar com poucos relevos impeditivos

Pode ser a proximidade com a Praia de Trindade, local muito populoso e com grande densidade demográfica , com população flutuante durante finais de semana e feriados e comércio variado.
Em que pese que a praia de Itaoca esteja mais próxima de Paraty (centro urbano), onde há lançamento de esgotos e lixo ao mar, inclusive pelo pseudo turismo "day use", através das embarcações populares ou de luxo, essa mesma praia não apresentou nós 3 pontos de amostra, partículas e resíduos sólidos.

Efeito de correntes marinhas?
Realidade de preservação mantida?

Ainda estarei fazendo estudos mais intercruzados como a oceanografia, estatísticas do Censo Demográfico, geologia subaquática etc.

Mas de antemão, aparentemente o relevo mais escapado aliado a pequenos sacos marinhos (enseadas), pode ser um fator de influencia; a Praia do Sono, bem próxima do Condomínio Laranjeiras e de Trindade, pode sofrer com o afluxo de lixo devido ser mais em mar aberto...mas carece estudo.

Carlos Eduardo,
Prof.Lic. e LS em Antropologia Forense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!