Dia 08 de maio é a festa de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, que também é a protetora dos motoristas e das estradas , assim como da Polícia Federal daquele país.
1-UMA BRASILEIRA QUE AMOU O POVO GAUDÉRIO
Os povos do Sul da América são apelidados de gaudério, não no sentido de bonachão e preguiçoso, mas do termo latino gaudium, alegre, festivo.
Durante o ano 1630, o português Antônio Farias, fazendeiro de Sumampa no território de Córdoba do Tucumán, pediu a um amigo marinheiro que lhe enviasse do Brasil uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, pois queria venerá-la em uma capela que estava construindo.
Assim, duas imagens chegaram para aquele homem: uma era conforme ele havia pedido e a outra era a Mãe de Deus com o Menino em seus braços. Ambas foram colocadas em duas caixas dentro de uma charrete. Ao chegar às margens do Rio Luján, na fazenda de Rosendo, os carregadores pararam para passar a noite.
No dia seguinte, numa clara manhã de maio, quando quiseram continuar a viagem, a charrete não se movia. Os carroceiros tentaram fazê-la avançar de várias maneiras, mas foi inútil. Então, retiraram uma das imagens e a charrete continuava sem se mexer. Em seguida, colocaram-na novamente na charrete e retiraram a outra e o veículo andou normalmente.
|
Imagem mais estilizada |
Ao ver que a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Concei(p)ção não queria sair daquele lugar, levaram-na à casa do senhor Rosendo, onde a família a acolheu com alegria. Esta notícia ficou conhecida por toda a região e começou a crescer a devoção junto com os milagres.
Em 8 de maio de 1887, realizou-se a coroação canônica da imagem. Com o tempo, foi erguida uma basílica – santuário de Nossa Senhora de Luján.
Ocorreram muitas bençãos e milagres, na sua intercessão junto ao Senhor, confirme relatos e registros históricos.
João Paulo II, em 1982, em uma missa no santuário de Luján disse: "Diante desta bendita Imagem de Maria, à qual mostraram a sua devoção os meus predecessores Urbano VIII, Clemente XI, Leão XIII, Pio XI e Pio XII, vem também prostrar-se, em comunhão de amor filial convosco, o sucessor de Pedro na cátedra de Roma".
Na audiência geral de 8 de maio de 2013, o papa Francisco recordou de modo especial a Virgem de Luján, a quem tem uma devoção especial por ser a Padroeira de sua terra natal, Argentina, e encomendou-lhe todas as alegrias e preocupações dos argentinos, pedindo “um aplauso bem forte para a Mãe de Deus”.
2-VOCÊ SABIA?
A escultura sacra da padroeira do Brasil , Nsa. Sra. da Imaculada Conceição é um tipo de obra de arte que entre o século XVII ao XVIII, vigorou entre o vale aluvial do Rio Parahyba até o litoral paulista e fluminense, chamado estilo paulistinha.
Trata-se de uma atividade artística simples, com figuração porém bastante típica, quase sempre com os tecidos com pouco movimento, base pesada e corpo atarracado, mas de uma beleza brasileira inigualável .
|
Imagem original, sem o manto de prata.
|
3-A Virgem angrense...Pesquisas acadêmicas estão trazendo a lume um dos maiores gênios da arte imagética do continente americano: o Mestre Angrense.
Um autor de relicários e peças religiosas antropomórficas católicas de grande produção e que viveu no Convento São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis-RJ. Alguns autores afirmam porém, que ela seria de Pernambuco, mas na verdade, é de inspiração meramente do autor Frei Agostinho, mestre antecessor e talvez professor do Mestre de Angra.
Por talvez proteção a ele, os freis da Ordem de São Francisco nunca revelaram seu nome...seria ele um judeu acolhido, pelo seu talento!?
A Virgem de Luján, padroeira da Argentina, é de Angra dos Reis-RJ!? Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de tentar comprovar também que talvez, a Virgem Maria, na invocação de Nsa. Sra. da Imaculada Conceição Aparecida e talvez a bela morena de Luján, sejam também das terras e de DNA angrense.