quarta-feira, 4 de maio de 2016

MAESTRO BEVERLEY GERARD MAXWELL GALLOWAY: UM ESQUECIDO

O Maestro, diretor de teatro e compositor Beverley Gerard Maxwell Galloway, inglês e radicado no Brasil, em Angra desde os anos 60, criou variás óperas com o molejo caiçara e com personagens locais. Além de composições adaptadas de autores ingleses e de outros países.






O MAESTRO NOS ANOS 1990, NO DIA 7 DE SETEMBRO,
FERIADO NACIONAL
E CONDUZINDO A BANDA DO COLÉGIO NAVAL E
 CORAL DA CIDADE


Deixou um acervo enorme de livros  de música, vhs, cds, tanto de cultura geral quanto de produções dele e do Coral. Foi orientador e partícipe de vários eventos e festivais.
Foi  assassinado em 1999 em sua casa, na Fazenda arrendatária Boa Vista, no bairro Monsuaba até hoje de forma misteriosa.
De 2001 a 2002, lutei para formar uma comissão do coral e amigos e consegui rastrear os móveis de jacarandá, angelim etc de antiquários adquiridos pelo maestro por anos...e que ele tinha xodó.Recuperei alguns que estão ainda hoje no Convento São Bernardino de Sena e os melhores, continuam na segunda sede da Fazenda citada.
Porém a truculência do então secretário de Cultura, Narciso, que expulsou aos berros da sua sala, a comissão com mais de 15 pessoas_inclusive idosos, como a Sra. Hermínia_ fez com que a comissão se dissolvesse.
O acervo de livros, audioteca, fitas de vídeo, fotografias....quando de sua morte, foi retirado pela prefeitura  e depositado de forma totalmente negligente debaixo da escada do Centro Cultural , na Sala de Dança...de onde foi roubado numa verdadeira "feira livre" por várias pessoas!!!
Até hoje as partituras originais das óperas e outras óperas estão uma com o Coral da Cidade e outras espalhadas por particulares...
Em 2014, provoquei uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Angra dos Reis, junto com o vereador Jairo Magno, sobre Patrimônio Cultural, onde além de denunciar o abandono e também furto do patrimônio de casarões, monumentos e peças históricas (inclusive de naufrágios), também elenquei várias emergências como o acervo do Galloway, as mais de 100 peças arqueológicas de naufrágios coletadas pelo Galindo e o Inquérito Civil aberto no Ministério Público por mim.
Poderá se transformar em uma ação judicial coletiva e popular.
INQUÉRITO CIVIL


Ação Civil Pública....ainda corre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!