sábado, 18 de novembro de 2017

ILHA GIPÓIA, RESTOS DE ANCESTRALIDADE!

A Ilha da Gipóia é  a segunda maior da Baía  da Ilha  Grande. Seu nome deriva de Y'bói,do Tupi, "cobra do arco iris". Diz-se que por causa do seu relevo com mini  enseadas e praias escondidas.
Ali nasceu a civilização  colonial angrense desde 1560.
Com trilhas históricas  com mais de mil anos, pois eram usadas tanto por indígenas  quanto por praieiros originais,  mais recentemente , ainda guarda traços  da cultura  caiçara , que resiste  a atentados que vão  desde a parte ecogeográficas , como muros e aterros em costões  naturais, cercas fechando caminhos abtigos, derrubada de floresta, lixo e represamento sem outorga estatal, de nascentes...até  a mudanças artificiais de nomes tradicionais de praias...como a linda Jurubaiba, que veranistas insistem em chamar de "dentista". Mexendo assim até  com o imaginário  simbólico dos povos locais...
Porém , praias de riqueza paisagística , a tranquilidade e a temperatura de 20°C (média) de suas águas , além  da culinária  regional, fazem o lugar  ter um gostinho  de caiçariedade.

Cunhambebe, morubixaba
liderança  dos Tupinambás  (Tamuya)



Rastros sa fauna local







Um exemplo foi o grupo de amigos que estiveram na trilha Praia  da Piedade x Jurubaiba, em 15/11/17. Com crianças , idosos e jovens, fomos nos deliciar nas águas  de cor anil e nuances de azul turquesa de Jurubaiba...passando pela Juruba e Praia das Flechas.
Num final de tarde de delícias , sorrisos e amizade...
Espírito esse que é  o comum para aqueles habitantes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!