quinta-feira, 17 de maio de 2018

O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O NECESSÁRIO DIÁLOGO INTERCULTURAL

O PATRIMÔNIO  HISTÓRICO  E O NECESSÁRIO  DIÁLOGO  INTERCULTURAL  
 IPHAR : PATRIMÔNIO  HISTÓRICO.

1-AGRADECEMOS, MAS INSTITUTO INDICA NOVAS AÇÕES DA PREFEITURA.

Na semana passada a Presidência  do  IPHAR cobrou do Secretário  de Serviço  Público  a limpeza, roçada  e capina do secular cemitério  e do entorno do Convento São Bernardino de Sena .Hoje fomos fiscalizar e foi limpo. Embora obrigação, agradecemos a presteza e rapidez.

2-QUESTÃO  ESTRUTURAL E TÉCNICA  , NÃO  RELIGIOSA.
Porém, a imundície  do Cruzeiro (1763) é  um problema de décadas  e de cultura errada. Devido ao sincretismo religioso, as pessoas depositam ali todo tipo de material irregular: restos de "despachos", ebós, galinhas apodrecendo, imagens de santos quebradas  e montes de cera de velas...

🚩Velas e trânsito : o maior perigo
O calor das chamas e a cêra  derretida em séculos, mais a trepidação  do trânsito de caminhões  pesados de lixo, compras, gás  e obras estão  rachando o  Cruzeiro que apresenta graves fissuras!

Mudar uma cultura é  difícil, mas fazer limpeza periódica  não!!! Pela quantidade de cêra, a  sujeira está  ali há  várias  semanas...

3- DIÁLOGO INTERCULTURAL
Opinião: se a Secretaria de Cultura fosse séria  e profissional, e não  cheia de fanfarrões e amadores,  bastaria um trabalho de conscientização e parceria com os Babalorixás , Axoguns e outros membros das religiões  afrobrasileiras para combinarem dias ou locais alternativos para oferendas; essas lideranças  são  gente de boa índole  e educados.

Mas por enquanto o IPHAR solicita mais periodicidade da Prefeitura  ma limpeza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!