quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A CAPELA DA LENDA: UMA PEÇA DIDÁTICA

A CAPELA DA LENDA

Uma peça  artística  com ares de profunda ancestralidade. Essa é  a melhor descrição  dessa manufatura artesanal construída  por mim em 2017 e atualizada em 2018.
Dentro de um ambiente barroco, tem todos os elementos do período: cores simples de visual plástico básico, dentro da perspectiva dos pintores brasileiros que tinham apenas seivas vegetais, resíduos  orgânicos animais e pós  minerais para confeccionar suas tintas.
Também possui a simbologia do século  XVII/XVIII, inclusive o resplendor "IHS", jesuítico. 
Uma peça  mais didática  do que museológica !

🌐DESCRIÇÃO:

🏛1- Dístico da Companhia de Jesus, com resplendor dourado, que tem sigla "Iesu Hominum Salvatore".
🏛2- Esmeraldas, pedras preciosas comuns na região  aurífera  de Minas e presente(segundo os aventureiros Staden e outros, entre os Tupinambas).
🏛3- Uvas e parreiras, elemento decorativo presente nas talhas tanto das igrejas quanto nas fazendas. Remete a Ceia.
🏛4- Vasos indígenas representam as mais de 100 nações, costumes e línguas  do Brasil; influências natas  e explícitas em nossa cultura contemporânea!
🏛5- Cultura caiçara: Homenagem aos angrenses originais e ainda resistentes. Representada por organismos reais e naturais coletados em Mambucaba e Ilha Grande, naturalmente nos montículos  de quebramar.
🏛6- Escama estilizada: Símbolo  bastante rico antropologicante; lembra os rios piscosos e figuras mitológicas  das navegações. Padrão  barroco.
🏛7- A nossa relíquia  da cultura do povo caiçara: A Virgem da Cavala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!