quarta-feira, 21 de abril de 2021

EMBARCAÇÃO TENENTE LORETTI: SÍMBOLO HISTÓRICO DA ILHA GRANDE E DO BRASIL...ABANDONO E CRIME CULTURAL

Relíquia e atrativo turístico-cultural:


 barco-museu, já!!

Barco que fez por décadas  o transporte de presos e funcionários  do Presídio Cândido Mendes (2 Rios). Veio para a Ilha Grande, Angra dos Reis-RJ, em 1937.

Era chamada carinhosamente pelo moradores nativos como a pequena valente.

Está  sob responsabilidade da prefeitura abandonado num estaleiro em Jacuecanga. 

Eu e amigos temos o Projeto Barco-Museu, que seria a embarcação exposta permanentemente na Praça  do Abraão(com uma cobertura de policarbonato ou na Casa de Cultura de lá , com bonecos de cera ou outro material com personagens em tamanho real no porão  e na cabine representando o capitão,os presos e os caiçaras. Nosso projeto tem mais de 10 anos de proposta.


A embarcação Tenente Loretti foi construída em 1910 e serviu para transportar os detentos que iam para o presídio da Ilha Grande até 1994, quando a unidade foi desativada. 



Entre os presos transportados está o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira e o romancista e jornalista Graciliano Ramos, ambos presos políticos; o assaltante João Francisco dos Santos, o Madame Satã; o contraventor Castor de Andrade; José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha; e Lúcio Flávio, bandido fundador de facção criminosa e condenado a 585 anos de prisão. Há pelo menos quatro anos, o município tentava superar o impasse da propriedade da embarcação para dar outro destino ao barco.

Há muita identificação afetiva de grande parte da população...

Principalmente dos ilhéus  e outros angrenses antigos.


Sua última  missão, já  como pertencente ao Corpo de Bombeiros, foi no resgate de náufragos  perto de Mangaratiba, em 2008.

Em 2015 a posse legal foi repassada dp Estado RJ para a prefeitura de Angra...em 2016 quase afundou abandonado no Cais de Santa Luzia. 



E foi levado pela Defesa Civil para uma doca/armação para reforma em Jacuecanga... não sabíamos mais a situação! Responsabilidade da prefeitura!

Em 2017, informações chegaram a nós de que estaria no competente Estaleiro Rogemar (sem confirmação), mas não soubemos mais notícias.



Em 2018, colaboradores nossos conseguiram fazer uma investigação e acha-lo atrás de um hangar da Marina Verolme, no bairro Jacuecanga, um matagal...!! 



Crime oficial da Prefeitura!

Em 2019, continua a hipocrisia, com uma publicação do então prefeito Fernando Jordão prometendo que ia reforma-lo...

Assista aqui : promessas...

Em maio do mesmo ano falece no Abraão, Ilha Grande, o último condutor do leme, o Sr. Natalino Pereira dos  Santos, memória viva caiçara com 96 anos. Nós do IPHAR fomos os poucos a noticiar.


Não se sabe os andamentos, estamos em 2023!

4 comentários:

  1. É mais uma perda histórica de um barco com tantas histórias pra contar e mostrar se fosse em forma de museu

    ResponderExcluir
  2. Meu cunhado Everton Simas foi Cmte. da Polícia Militar na Ilha Grande em 1968.
    Andamos muito na Tenente Loretti. Que saudade.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que experiência!Muito obrigado pelas relevantes informações.

      Excluir

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!