segunda-feira, 22 de novembro de 2021

EXPEDIÇÃO ANTROPOLÓGICA ÀAJÀ: VISITA AO MEMORIAL DA HUMANIDADE, O IPHARJ.

Passei o sábado no Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueologica do Rio de Janeiro (IPHARJ). Depois de empreender uma jornada desde cedo me deslocando de Angra, passando pelo VLT e depois o trem(fiz questão, para ter a experiência do cotidiano carioca), chegamos no maior templo do saber museológico e patrimonial do Estado: IPHARJ. Tudo privado e construído a duras penas pelo arqueologo  Cláudio Prado de Melo e alguns amigos.


Fachada do IPHARJ

Me acompanhou nessa aventura urbana,
o nosso amigo e colabirador do IPHAR, Gil Fonseca.


O evento, comemorativo ao Tombamento legal do  Ilé Axé de Joãozinho da Gomeia, liderança preta, espiritual, cultural e libertária, que ainda nos anos conservadores da década de 1950, em tempos que ninguém falava de liberdade da prática religiosa e muito menos em polêmica sobre gênero,cotas afirmativas, direitos humanos,  homofobia, transexualidade, etc...ele já se travestia de vedete no carnaval, praticava seu culto candomblecista de duas matrizes tradicionais diferentes num mesmo Ilê/terreiro(como se fosse hoje,numa mesma missa católica, a mescla do rito de Pio V com o rito de Paulo VI), recebia autoridades como Getúlio Vargas, Dercy Gonçalves, etc. 




Tudo como reafirmação de sua etnia e origem transcontinental anti colonialista. Mas suas polêmicas afetaram inclusive a ala conservadora do Candomblé. Foi um pioneiro, que, conscientemente, abriu a sociedade hipócrita da época, para as realidades que só apareceriam 50 anos depois!

William de Ogum

Interpretação magistral
do ator e professor Hans Mille
r

A festa teve pouco público, mas foi um sucesso na troca entre os convidados e palestrantes. A parte expositiva, também atraiu a atenção. A presença do Babalorixá William de Ogum(filho ) e da Yalorixa Cessi    de Tauá (filho) foram brilhantes,com muita interação e emoção. 
O Ààjà , Adja ou Ajarim

O Ààjà , Adja ou Ajarim, é uma sineta que segundo explicação do Babalorixá William, é instrumento sonoro físico mas também espiritual, que controla e guia os Orixás no culto.


Já o ator Hans Muller interpretou magníficamente o Joãozinho.Emocionante...
Entrada do Salão de Exposições

Orixá na Exposição

Hans Miller atuando

No outro dia, com as poucas horas antes de voltar a Angra, aproveitei para visitar a Pedra do Arpoador em Ipanema, o Parque da Catacumba e a Lagoa.
Arpoador


Tom Jobim





Vista da paisagem exuberante 

Espécime típica


Esculturas pelos caminhos da floresta




Vista da Lagoa a partir
de um mirante da Mata Atlântica

No quesito festividade, Cláudio Prado de Mello é um típico patrono das orgias romanas: com pouco recurso, faz quitutes e jantares nababescos!



Estelas de escrita cuneiforme

Porta de balcão colonial 

O Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueologica do Rio de Janeiro é uma instituição privada , com longa história de preservação , resgate e educação patrimonial. Tem em seu acervo dezenas de milhares de itens museológicos, de diversas culturas mundiais.


Canapés deliciosos no evento




Sempre multifacetado, Cláudio Prado de Mello, nosso mestre do conservacionismo patrimonial, esteve presente desde o serviço de jantar até o controle de palco.

Foi muito bom revê-lo. Uma grande experiência!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!