quinta-feira, 12 de maio de 2022

ROM - REUNIÃO ORDINÁRIA MENSAL(BIMESTRAL) DE ABRIL/2022:PROTEGENDO O PATRIMÔNIO MATERIAL E HUMANO!

 Aos vinte e dois dias de abril do corrente, transcorreu nossa Reunião Mensal Ordinária(ROM) de forma muito interativa, com tecnologia de videoconferência. Com Maria Célia Costa, Maria do Carmo Firmiano, Agnes Ethel e Valnei Albino, sendo na 2ª parte, com Patrícia e Ivan Neves, inicialmente com o protocolar *Toque do M'Araká* (todos de pé), que invoca a memória dos ancestrais e inicia a sessão, a *Palavra do Presidente* de reflexão foi de que , a arte, as relíquias de ouro e pedras preciosas só existem porque pessoas fizeram e portanto cada uma pessoa humana é e deve ser o foco de qualquer ação institucional: pessoas são peças de arte! 

Após isso, iniciamos a chamada de vídeo para os amigos que tinham confirmado: Marilda Souza, do Quilombo do Bracuhy, do Carlos Dutra, do movimento birdwatching e a Lourdes Silveira, pesquisadora e arqueóloga. Começamos na seção *Notícias* , onde entre outros informes foi passado pelo presidente:A-andamentos judiciais no MP-RJ e MPF(sem novidades),B-volta das atividades do Projeto Sinais, de sinalização de trilhas e problemas de vandalismo nas nossas placas, C-nossa inscrição no Conselho da APA de Tamoios, D-suposto assédio moral coletivo contra os quilombolas do Bracuhy, E-criação do Memorial do Homem Caiçara, F-Expedição Kitumbo e a possível descoberta de um novo Cemitério dos Pretos Novos. 

A Marilda e a Lourdes entraram online e foi dada franca palavra a ambas, que expuseram suas experiências e pontos de vista nas dificuldades de diálogo entre o meio cultural/comunidades e pesquisadores e grupos de ter esse comercial, fundiário e até higienistas. Inclusive  a Sra.Marilda confirmou que nenhum quilombola ou griô (liderança) foi convidado para a reunião entre o INEPAC e a Secretaria Municipal de Cultura e o Pe.Gilson ocorrida no Rio de Janeiro, onde entre eles decidiram, ao arrepio da Lei 509/81sobre tombamento, a Portaria 230/21do Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP) sobre o tratamento diferenciado e atenção aos moradores de comunidades tradicionais e ainda a Convenção OIT 169, principalmente no Art. 13°(sobre obrigatoriedade de consulta prévia às comunidades). 


Na seção *Relatórios Preliminares e Projetos dos Departamentos* , a Secretaria Geral(Maria do Carmo, Carmem) disse que está tudo bem; o Diretor do Depto. de Estudos Antropológicos da Comunidade Caiçara, Quilombola e Indígena(DEACCQI), Valnei Albino, informou que precisa de um roteiro para entrevistar as lideranças e anciões das Comunidades Tradicionais. A Presidência relatou o envio/protocolo do ofício n° OFMPF001/08022022 ao MPF pedindo desarquivamento do Inquérito Civil n° MPF 1.30.014.000298/2016-80, também o ofício n° OFO.Carm.002/14022022, cobrando resposta ao pároco da Par.Nsa.Sra.Imaculada Conceição sobre o desaparecimento dos altares da Igreja do Convento, conforme Conheça as imagens de São José e São Joaquim, que desapareceram em 2021. de imagens barrocas do século XVIII/XIX e por fim, o ofício ao Prefeito de Paraty sobre professor para crianças do Cairuçu das Pedras,dentro de nosso projeto de apoio a práticas pedagógicas de educação diferenciada a Comunidades Tradicionais, podendo ser visitado em  UFFRJ ou nesse outro link UERJ (este ofício ainda será enviado, pois a tragédia climática que caiu na região atrapalhou) .



Cemitério ancestral lateral do adro,
é protegido por lei.

Não  houve ainda resposta desses agentes públicos e religiosos. Fomos ao *Intervalo(lanche)*. Não houve *Solenidades* e na seção de *Causos* valeu os relatos da Marilda. Na seção *Votações* , foi aprovada a participação do IPHAR no Conselho da APA Tamoios e uma reunião no Bracuhy (a agendar) com a Marilda e os quilombolas. 

Seguindo a reunião fomos aos Estudos, onde analisamos e teorizamos sobre o estilo paulistinha do Vale do Paraíba , o escultor chamado Mestre Angrense e tendo como case da imagem de Nsa.Sra.da Conceição Aparecida e o presidente contou a estória da chegada da imagem da Virgem de Luján, padroeira da Argentina e de fabricação angrense! O Presidente relatou sua visita ao museu da Basílica de Aparecida, em Aparecida do Norte-SP em 16/04/22, onde pode verificar na vidraça D8-D11 as peças de arte sacra do Mestre Angrense. 


Muito instrutivo! Conhecimento elaborado em colaboração. Assim, com as despedidas e palavras de agradecimento das participações online via videoconferência da Sra.Marilda e Sra. Lourdes, o Presidente deu por encerrada a ROM-Março/Abril com o *Toque do M'Araká.*Lavro a presente ata e dou fé, Maria do Carmo Firmiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!