domingo, 26 de fevereiro de 2023

A FAMÍLIA CENTENÁRIA! MARAVILHA: GERAÇÕES DA MINHA FAMÍLIA SE REENCONTRAM!

 💙🧡💜💚

No dia 15 de fevereiro fui visitar minha tia-avó , Tia Pitita, (Leocádia), de 95 anos, nas terras tropeiras dos meus ancestrais maternos, no bairro Várzea do Inhame, Lídice, um Distrito de Rio Claro-RJ.

Levei minha companheira Maria Célia e minha mãe, Margarida.






1-Ancestralidade🏆

É irmã do meu avô, querido Tonico (Antônio Telmo, in memorian) e filha do Gito ( Evergisto Telmo), meu bisavô e de Anna Maria , bisavó.

Eu ainda tenho 2 tias-avós vivas e plenas de consciência: Perpétua (em torno de 90 anos) e Pitita (95). Meu avô viveu até os 93 anos.





2-Bom humor e memória:

A conversa fluiu com naturalidade e simpatia. O mais engraçado, foi que ela se lembrou de um fato pitoresco de mais de 30 anos: em visita a minha casa em Angra, eu ainda criança, ela tinha gostado de um prato com uma foto(pires) onde estávamos meu pai(Nilton Ramos), minha mãe, minha irmã Kátia  em turismo no Pão de Açúcar, Rio de Janeiro na década de 1980. Só que eu, tirei da mão dela e coloquei de volta na estante...Ela lembrou e disse, rindo:

_Da próxima vez, sem o pires, você não entra aqui.

Famosa imagem do pires


Outro estória lembrada, era que os bailes de quermesse e festas santas (calendário católico) eram muito animados , com muito forró caipira e ela lembrou:

_Quando a gente não simpatizava com o cavalheiro (par de dança), eu dizia que ia beber água na cozinha do galpão (barracão) e com uma amiga, fugia pelos fundos...

Minha bisavó, a mãe dela, era parteira, a melhor da região. Tudo era ela: as vezes saía de madrugada pra ajudar parturientes.

Já meu bisavó, Sr. Evergistro Telmo, era proprietário de muitas terras e animais, casas de farinha e plantações naquela na região, era arrieiro (dono de tropas) mas os filhos não deram encaminhamento com mesma administração.

O mais interessante, é que a todo momento,a preocupação dela era que minha prima, a Lourdes servisse café:

_Lourdes, serve o café.

Ou seja, um costume bonito de acolhida aos visitantes e viajantes, que a família manteve por séculos. 

Estavam lá também meus primos Henriques e o Jonas. Além da Simone Leite, filhado Sr. João Gaúcho ( Veja aqui sobre isso. João ) que é um vizinho dainha tia há mais de 60 anos ...

Estar com Sr. João é sempre uma conversa rica e inteligente

Será que o segredo da longevidade é o senso de humor??

3-Uma preciosa revisita

Havia mais de 30 anos que eu não estivera ali...

Estar ali, diante de uma representante viva do meu passado em plenitude de consciência, independente e com a saúde em condições satisfatórias, é revisitar tanto vivências minhas quanto ser colocado como sujeito da História.

Ver nos olhos da minha tia, os olhos do meu avô, a fisionomia da linhagem, o fenótipo da minha parentela.


4-O tesouro!

Descobri que havia uma foto da minha bisavó, dona Anna ... já com seus 90 anos, está cercada por familiares, segurando um buquê de flores , de cadeira de rodas. Segundo meus primos, eram parentes do filho dela, irmão da tia Pitita, o Nica. Foi um achado, pois pela 1° vez, eu tive idéia da aparência da minha bisavó, que não conheci.



Bisavó Anna 

5-Um símbolo de amor

No quintal perdura o pilão, objeto sagrado de onde saíram farinhas e paçocas para nutrir filhos, netos e amigos, em festas da colheita comunitária do mutirão ou eito, como minha tia fala...ou um simples almoço. Ali está a força de braços  mas também energia do amálgama de etnias: indígena, européia tribal e africana.



8- A Folia do Espírito Santo e a Bandeira dos milagres

A surpresa também ficou com a notícia de que a Folia ainda existe ali no bairro, o capitão ou bandeira, ou líder é o meu primo e levaram a Bandeira para eu ver:com várias promessas penduradas,que na verdade são votos de agradecimento ou prece, do povo da região, onde se vê fotos, laços multicoloridos, fitas de seda e cetim , flores e até mexa de cabelos, tudo em agradecimento por graças espirituais e físicas a divindade, no caso, o Deus em forma de Espírito Santo (Terceira Pessoa da Santíssima Trindade cristã), ou pedidos .


Um belíssimo e bem cuidado objeto de fé que registrei.

No topo do cabo, há uma efígie de prata do próprio Espírito, na forma de uma pomba metálica, o Pneuma Ágios da Igreja primitiva, conforme o texto bíblico em Mateus 3,16.

 Um folguedo popular, cujas funções iam além da propagação da regiliosidade cristã, mas era fundamental na renovação dos laços comunitários, notícias civis e portanto , uma verdadeira rede social da época e até hoje.



Clique e conheça a Folia do Divino em Angra dos Reis-RJ

7- Epilogo

Uma família longeva!

Nessas histórias e estórias, está uma antiga e bicentenária ancestralidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!