quinta-feira, 9 de março de 2023

O PODER DO ARTESANATO ÉTNICO

Há muita confusão entre o conceito de trabalho manual e artesanato.


1-Conceito básico

Os trabalhos manuais podem ser divididos de forma simples em : manual utilitário e manual terapêutico. Ainda que possam inclusive ser objetos que mesclem as duas formas de construção, pela forma de utilização, essas duas formas são paralelas ao artesanato.


Se vê muito em Casas de Cultura e centros culturais públicos , objetos iguais ao que a japonesa, a alemã e a árabe fazem, numa espécie de globalização ,  ocupando esses locais nobres com  meras repetições tiradas de revista . É o populismo sem critério de área cultural dominada por políticos! 


Enquanto as primeiras , na maior parte, tem a intenção de cura ou tratamento (terapêutico) e uso diário (utilitário), o artesanato é aceito como algo com técnicas naturais e populares, com o mínimo de produtos artificiais/industriais e sem ser em série (fordismo). 

Linha de produção padronizada

Assim, o verdadeiro artesanato terá características únicas, estritamente regionais e identitários de uma cultura específica; com nuances artísticas (criatividade + intenção simbólica).


2- O QUILOMBO (São Bento do Sapucaí).

A força do empreendimento das mulheres  da região rural do Quilombo, vem do uso de materiais fitorgânicos ou animais , coletados da própria natureza local , de expurgos da renovação florestal , sem impacto significativo.

Esse grupo se chama Arte no Quilombo e reúne dezenas de artesãs. Há um galpão enorme, com uma capelinha externa em estilo caipira, de taipa.

O Quilombo de São Bento de Sapucaí tem sua origem no século XVIII, pois está situado em rotas históricas de contato com Minas Gerais e fazendas locais.



Essas artistas nasceram da necessidade de diversificar suas rendas de "lavadeiras pra fora " , que faziam seu mister há quilômetros, no perímetro urbano, prestando serviço a casas abastadas.







Porém, Quilombos espalhados pelo Brasil tem suas artes e fazeres, mas vi em visita in loco, peças bem diferenciadas: é o caso das borboletas de pena de galináceo, as decorações de parede com taboa, palha de milho e um tipo de capim bem endêmico e principalmente , o Presépio de Amendoim, com milímetros!


Esses artesanatos originais tem essa presença de marcador antropológico.


_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!