quinta-feira, 7 de setembro de 2023

EXPEDIÇÃO TÉCNICA ITAVERÁ (PARTE 2) O CAMINHO HISTÓRICO DA INDEPENDÊNCIA, FOI EXTINTO.

 🆘URGENTE🆘

🆘Alerta Patrimônio 002/23🆘

Más notícias para o patrimônio histórico fluminense...

1- Intróito

Estive numa Expedição Técnica em mais uma etapa do nosso grande estudo inédito sobre os caminhos históricos da Costa Verde e região limítrofe (Santa Cruz,etc).

Simbologia: trabalho de fundição
 do casarão da Casa de Cultura de Rio Claro-RJ,
com a igreja que deu nome a Piedade
 e tudo emoldurando o Pico da Pedra do Bispo.


Desta vez foi em Rio Claro -RJ, antiga Itaverá, local de entroncamento de vários caminhos antigos e pousos , verdadeira encruzilhadas de ligação entre o litoral e o Vale do Parahyba...

Pintura de Pedro Américo, Florença (Itália), 1888.

 🇧🇷O Caminho da Independência, trecho da Estrada Real onde Dom Pedro I passou entre o dia  15 e o 16/08/1822, na viagem a SP, não existe mais, no percurso mais turístico e didático, próximo ao centro da cidade.

 Registros fotográficos de 06/08/23

Segundo moradores, entre 2020-22 a prefeitura ou fazendeiro passou patrol ou trator-esteira com pá para facilitar dezenas de jipeiros, enduro de motos, e sitiantes...arrancando parte do piso histórico bicentenário...e a lixiviação das intempéries fortes e dramáticas de abril/22 fizeram o resto.




2- Análise do caso:  efeito stent

O termo inglês "stent" é aplicado na medicina para um dispositivo de material sintético colocar cado na veia do paciente, para alargar as paredes coronárias obstruídas, para o fluxo sanguíneo melhorar.

No nosso caso, o corte artificial  por máquinas ( patrol ou trator-esteira) feito nos morros das margens naturais e originais do Caminho da Independência, que era de 4 m do centro da obra arquitetônica até seu limite do piso pavimentado, alargou o arruamento ,  criando uma verdadeira valeta pluvial (2) de alta velocidade, em trechos históricos que estivessem em declives.

Isso causou lixiviação severa do solo de base argilosa, com sequestro de peças rochosas lavradas históricas (3).

Importa ressaltar que a obra de engenharia imperial sobreviveu por 200 anos com poucas perdas, pois tinham várias artes tanto de função de escoamento quanto de resistência (1), inclusive , em outros Caminhos e Estradas históricos estudados por nossa equipe , funcionais até hoje, como galerias e pequenas calhas.


Nossa história e turismo, apagados.

3- Tipificação do piso histórico

Prejudicada a pesquisa in loco devido o desmoronamento, tivemos dificuldade em idênticar; porém, com ajuda de fotografias de 2014, conseguimos uma idéia arquitetônica de alguns perímetros, no que pudemos encaixar no modelo tipo moldura. No entanto, com nossa expertise em outros caminhos históricos, há possibilidades fortes de ter híbrido em outros trechos (moldura+ capistrana), como adaptação dos construtores ao relevo e pluviometria.


4- A metodologia: setorização em janelas

O método usual que aplicamos é a escolha de janelas de amostra, a cada metragem a nossa escolha e padronizada, normalmente 100 m x 100 m, em intervalos fixos.

A coordenada citada acima é meramente referencial:-22.716387,-44.139789.

5-Final
As ações antróficas contemporâneas sobre o monumento realmente foram desastrosas, pois em um curto espaço temporal de quase 10 anos (2014-2023), a desmontagem acidental ou intencionada foi quase total, na região estudada.
A pesquisa está em fase inicial, pois estaremos percorrendo um trecho completo em breve.

Carlos Eduardo
Prof.Lic.
Pres.IPHAR
Agosto/23






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