Como é comum em Angra dos Reis-RJ, o Poder Público não fiscaliza os ataques em imóveis históricos protegidos legalmente que são privados, mas o pior é constatar todo ano a mesma Prefeitura atacar o patrimônio edificado que está sob sua própria tutela.
⚠️O fato: Recebemos denúncia de moradores de que ao instalar a rede elétrica e iluminação artística externa do monumento, a Prefeitura destruiu parte dos caixilhos ornamentais do telhado, em treliças de madeira que se apoiam em pilar central.
Fonte: Inepac, deixando um horroroso rombo na arte arquitetônica original e pior, com a máquina elétrica (Disjuntor? Distribuidor? Transformador voltaico?) exposto, praticamente pendurado. Além da feiúra, será que está seguro contra incêndio??Foi confirme padrão ABNT NBR 5410 ?
⚠️A lei: aquele Mercado é de 1914, e nos seus 90 anos parece que o presente de aniversário que o mal gestor público quer dar é mais desleixo. O imóvel é tombado por lei estadual no processo E-03/27.970/1982, pelo INEPAC. A Secretária de Cultura e Patrimônio (?)/Depto. de Patrimônio Cultural não vai se pronunciar?
Exemplos recentes são a Bica da Carioca, com pinturas mal feitas manchando as pedras e paredes e a falta de manutenção, a Casa Larangeiras com infiltrações e mal usada(espaço enorme e nobre onde até encontro político tem) e o prédio na Rua Honório Lima, onde está a Secretaria de Administração (Saúde Ocupacional) que derrubou várias paredes , modificando o arranjo volumétrico dos cômodos (que na Antropologia e Sociologia , além de Arqueología do Comportamento) , são fundamentais para o entendimento do status quo da época ).
Ou seja, incompetência total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!