domingo, 21 de agosto de 2016

EXPEDIÇÃO AO PARQUE ARQUEOLÓGICO E NATURAL DE SÃO JOÃO MARCOS E ESTRADA REAL DE MANGARATIBA-RJ

EXPEDIÇÃO AO PARQUE ARQUEOLÓGICO DE SÃO JOÃO MARCOS E CIRCUITO ESTRADA IMPERIAL-SERRA DO PILOTO, MANGARATIBA
Neste domingo(24), foi a vez do nosso grupo SOS PATRIMÔNIO, a fazer uma expedição a diversos locais históricos e culturais da região de Mangaratiba e Serra do Piloto. Fomos em 3 carros e uma van.
Passamos por córregos, estradas do Império, do Comendador Breves('Rei do Café") e antiga São João M.arcos ou São João do Príncipe, como D.João a batizou.
Foi uma experiência coletiva , mas também de sensações pessoais.
O Grupo de amantes do patrimônio histórico, com o Guia João, pode experenciar cores, formas, cheiros e sabores. 
No Parque Arqueológico há um museu, com uma bela exposição e filme, totens interativos e uma infraestrutura ótima: loja de souvenir, quiosque com refeições e lanches, com venda de produtos típicos como paçoca e café coma marca do Parque, banheiros modernos e ainda um local para observação de pássaros.
A cidade era muito bem elaborada e rica em cantaria na arquitetura, com calçadas delineadas milimetricamente e rodapés exatos.
Terminamos com uma linda visão do pôr do sol sobre o mar, do casarão onde fica a Fundação Mário Peixoto, em Mangaratiba, que é um belo museu com um café para relaxar nos gramados...
Porém , quando o grupo foi embora, ainda pudemos e tivemos a venturança de visitar a barroca Igreja de Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba!!
O circuito foi:
1-Estrada do Breves ou do Atalho
2-Estrada e Mirante Real ou Vista do Imperador
3-Parque Arqueológico de São João Marcos
4-Cachoeira dos Escravos
5-Vila do Saco e Teatro
6-Museu Municipal de Mangaratiba

# Estrada Imperial
Construção de 1856, com cerca de 40 km de extensão, liga Mangaratiba a Rio Claro, através da Serra do Piloto. É considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil. Tinha o objetivo de escoar a produção de café do Vale do Paraíba para o Porto de Mangaratiba. Nela foi criado um entreposto comercial para hospedagem dos fazendeiros, ainda se encontra prédios assobradados mistos de residências / armazéns e trapiches, todos do século XIX, com linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial. Além do Bebedouro da Barreira, pedras de milha, sistema de escoamento de águas pluviais e a Cachoeira dos Escravos.
Localização: RJ-149, após o trevo com a BR-101, Distrito de Serra do Piloto. Visitação livre.
Arco dos Escravos, na Estrada Imperial


Antigo piso da Igreja Matriz




Azulejaria da Igreja Matriz





Um comentário:

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!