sábado, 31 de agosto de 2019

🌎 PAISAGENS CAIÇARAS 🌎: BAÍA DA RIBEIRA


🌼💙🌼
VIDA SIMPLES E FELIZ
💙🌼💙

Angra dos Reis-RJ, Patrimônio Mundial da Humanidade!

Vamos nessa celebração da vida!
Gratidão ao universo , vivendo esse momento de harmonia e enviando muita ternura a todos, nessas fotos...











Um final da tarde serena, agradecendo o privilégio de estar nesse momento na beira do mar com meus amores...

Muita positividade no ar.

🌎 PAISAGENS CAIÇARAS 🌎: SERRA DO MAR, MATA ATLÂNTICA

🍩☕BOA TARDE...
"Cai a boquin da notche, nas terras caiçaras. ."

Parece um quadro, mas é minha janela.
Agora, 17:08h.


🏆TESOUROS DE ANGRA DOS REIS-RJ 🏆

🏆
TESOUROS DE ANGRA
🏆 

"Vive, reina e impera"

Dístico em alto relevo, de mármore, na Igreja Conventual do Convento de Nossa Senhora do Carmo,  Angra dos Reis.

Em comemoração ao Ano Santo de 1900-1901





quinta-feira, 29 de agosto de 2019

FIGURINISMO E INDUMENTÁRIA HISTÓRICA


Século XIX



 🧥🎩👒👞

FIGURINISMO E INDUMENTÁRIA HISTÓRICA

No IPHAR, ainda que amadora, procuramos reviver e sentir a História regional, refazendo figurinos, montados pela minha filha de 11 anos, Agnes, e aplicando filtros visuais simples de computador.

Mas as roupas são reais.

Obs: a única que foi em estúdio, é a do "dono de pouso".





Séc. XVI ao XVIII



terça-feira, 27 de agosto de 2019

🏛️🗿🏛️ IMAGINÁRIA BARROCA ANGRENSE🏛️🗿🏛️

IMAGINÁRIA BARROCA

💠NA IGREJA CONVENTUAL , DO CONVENTO NOSSA SENHORA DO CARMO.

ANGRA DOS REIS-RJ, BRASIL.

Imagens belíssimas em argila com  policromia e douramento, apresentam movimentos leves. Apresenta também vistosa representação de têxtil.

São personagens bíblicos, em estilo barroco. Com talvez a exceção de Nossa Senhora da Saúde (altar lateral direito) e Nsa. Sra. do Carmo(orago do altar-mor), ambas parecendo ser do séc XIX.



🌐Siglas:
ALE-Altar Lateral Esquerdo
ALD-Altar Lateral Direito
AM-Altar -Mor



 🌐 Posição:
🔹1- São José, pai aditivo de Jesus. ALE.
🔹2- São Joaquim, pai de Maria, avô de Jesus. ALE
🔹3- São João Batista, anunciou a vinda de Jesus Cristo.ALD
🔹4- São João Evangelista, apóstolo.ALD
🔹5-Nossa Senhora da Saúde ALD
🔹6-Nossa Senhora do Carmo.AM
🔹7-Santo Eliseu, profeta pré cristão.AM
🔹8-Santo Elias, profeta pré cristão.AM



⚜️💠⚜️ MOSAICOS DA FÉ:CONHECENDO AS PARTES INTERNAS DO CONVENTO DA ORDEM RELIGIOSA DO MONTE CARMELO, EM ANGRA DOS REIS, POR SEUS LADRILHOS CENTENÁRIOS⚜️💠⚜️002


MOSAICOS DA FÉ

Vista geral da moldura
com miolo
de minicruzes.
1- HISTÓRICO
Um convento fundado ainda no século XVI, mas com acréscimo de arquitetura no século XVIII e XIX, este templo católico possui vários padrões de ladrilhos do início do século XX.
Conheça alguns desenhos geométricos e seu colorido.

2-QUASE PERDIDOS
Entre 2011-2013 uma parceria de contrapartidas pela questão compensatória da questão atômica, entre a empresa Eletronuclear e a Diocese de Itaguaí (responsável religiosa e sede bispal da região),com aprovação do IPHAN, fez grandes obras e modernização do Convento, porém, aplicações indevidas de resina escura nos pisos, quase danificou esse tesouro. Não fosse o Diácono Nei e outro membro da comunidade católica, que limparam, não teríamos mais essa beleza.

3- DESCRIÇÃO
🔶Hoje: Igreja Conventual

♠️ DESCRITIVO: Peças cerâmica com tintas químicas de mistura líquida com pigmentação a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco.
Formatos e tamanhos variáveis.

Conjunto em 4 peças; moldura.

♠️ PERÍODO: Início do séc. XX.

Detalhes do conjunto
das molduras;
 ângulos.

♠️ESTILO:: Padrões geométricos policromáticos, formando molduras nos cantos, em tamanho mega, na nave da igreja e "recheados" no meio com pequenas peças quadradas , com figuras de cruzes. Há folhas de palma estilizada.

Fotos: Minhas; 26/08/19, por volta das 18:50h..

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

🎼🎼CORAL DA CIDADE: UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO🎼🎼

🎼🎼
CORAL DA CIDADE: UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO.

O Coral da Cidade, fundado em 1969(se considerarmos que foi a primeira apresentação em público), no antigo Ceniar, hoje CEAV, pelo maestro e ator Beverly Gerard Galloway, faz este ano 50 anos.

Seu fundador é assassinado em 1999, em seu sítio nas montanhas da Monsuaba, em circunstâncias ainda duvidosas(mesmo que os supostos assassinos tenham sido presos).
Em 2001, eu era do Conselho Municipal de Cultura, voluntário, acompanhei os movimentos da Prefeitura no quanto ao resgate do acervo pessoal do maestro, como certificados, CDs, fitas K7, documentos pessoais, livros ...que fez uma catalogação (tenho cópia), mas colocou esse acervo em caixas de papelão sob a escada do Centro Cultural Teophilo Massas, na Sala de Música/dança...onde fizeram uma verdadeira feira livre, onde desapareceu a maior parte. Mário dos Anjos era o Diretor daquele espaço público.


Foi estabelecido por vários decretos municipais, que a cada governo mudavam o valor do jeton(ajuda de custo), ora mudava a estrutura interna(número de coralistas,etc).
Porém, desde 2010 vinha definhando, com salários atrasados, falta de apoio estrutural da Prefeitura, sem patrocínio privado, etc.


Em 2017, o então Secretário de Cultura, João Willy, determina a suspensão total dos pagamentos, além das atividades culturais, concertos e ensaios, alegando falta de prestação de contas...o Coral acaba.




Seus membros, sem reação, debandam...a sociedade local, ignora. Um patrimônio musical de 3 óperas, inclusive com personagens líricos baseados em cidadãos do dia a dia angrense, como pescadores e prostitutas... está esquecido, em poder de particulares e espalhados.

Há uma entidade elitista e parasita de verbas públicas e politiqueira, em Angra, que faz uma falsa homenagem hipócrita usando o nome do Galloway, mas nunca se interessou ou nos procurou para saber dos bens e do acervo do mesmo.

Desde 1999, eu , agora IPHAR, lutamos pela criação da Sala Galloway, onde possamos resguardar seus documentos pessoais(que sobraram), móveis (vários, que ainda estão em local seguro) e outros acervos , em firma museal, permanente em exposição e público.


Em 2018, o golpe final: o prefeito Fernando Jordão cria por decreto o Coral Municipal... é o fim da obra social do Maestro Galloway??

🎧Vamos ouvir🎧

💙Igreja Matriz:
-🎶Gravação ao vivo na Igreja Matriz, 2004 pelo próprio Coral.
🎶Obra: Ave Maria , de Arcadelt. Séc.XVI.


💙IlhaGrande: 
Ouça outra música:
🎶Coral da Cidade canta "From Harmony"(Ode ao Dia de Santa Cecília, de Handel) na Igreja de São Sebastião, na Vila do Abrão, Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Foi durante o ECOAR-Encontro de Corais de Angra dos Reis, em julho de 2015.
Infelizmente sem divulgação, teve pouco público.
Também participaram o Coral Pinhalense, do Espírito Santo de Pinhal(SP), o grupo Cantaí(Rio) e o Coral CantatoresIuris(MogiGuaçu;SP).
Gravado por mim.

🌐 🌐 R.O.M-AGOSTO: REUNIÃO ORDINÁRIA MENSAL. 🌐🌐

ROM-AGO

A Reunião Ordinária Mensal do nosso Instituto se desenrolou de forma bastante tranquila e informativa.

Com o tradicional toque regimental do   M' araká, o presidente leu um trecho do livro " Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas" de André João Antonil, de 1711, onde narra a realidade econômica e dos pretos, sob sua interpretação do século XVIII. Era padre jesuíta italiano.


Fomos as notícias, incluindo aí a falta de resposta da Sra.Luciana Praça, que prometera nós responder a um e-mail e também um breve relato da Expedição Cajaiba,entre outros assuntos.

Fizemos um diagnóstico dos nossos Departamentos internos. Votamos a próxima Expedição ao Sítio Arqueológico Bracuhy e ainda marcamos um passeio cultural comemorativo de aniversário bianual do nosso grupo, que será em Bananal numa fazenda histórica!



Traçamos metas, projetos, entrevistas e no intervalo um caldo picante puxado no alho, de batata e calabresa, por dona Célia, nossa vice presidente.

Recebemos a visita de uma nova colaboradora, Aline, com energia e experiência cultural no preservacionismo.
Passamos a ela nossas atividades desenvolvidas e perspectivas.

Nos Estudos, nos aprofundamos no debate da tese iphariana sobre o belo mas precário Chafariz "do Lagarto" ou Chafariz de Herval, da praça General Osório, do século XIX.
Também tivemos a oportunidade de ver presencialmente dois Muiraquitães, emblemáticos amuletos milenares, da Amazônia, envoltos em lendas. São do acervo do IPHAR.
Foram pesquisas e discussão proveitosos!

Terminamos num clima de ionização positiva, com o toque do M'araka e em grande alteridade.

Carlos Eduardo
Presidente

Prof. Lic. Hist.
LS Antropologia Forense.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A GENIALIDADE ANÔNIMA DO CAIÇARA ARTESÃO SR.OSEAS:SUAS FORMAS HELICOIDAIS


1-BIOGRAFIA

Quem passa aos sábados pela Praça Zumbi dos Palmares, no Mercado do Peixe em Angra, em meio a feira de orgânicos, exposições artísticas na Casa Laranjeiras, boxe/loja de antiguidades, etc, não percebe e ignora um senhor sentado, com uma toalha estendida e objetos esculpidos magnificamente em madeira maleável de reciclagem (cabos de vassoura em desuso, madeiras de demolição), sempre pronto a contar causos e piadas ingênuas.

Este é o artista e escultor caiçara Oseas, 77anos (2019) original  do Saco do Mamangua, Paraty. Residente em Angra há mais de 60 anos.




GENIALIDADE OU ACASO?
Entre siris, bananas estilizadas, facas e às vezes, um veleiro, destacam - se as correntes belamente feitas sem colagem, correntes com elos inteiriços e a meu ver, sua maior obra: as formas helicoidais!
Tanto pela dificuldade quanto pela obscura simbologia universal, esses objetos tem um dinamismo configurativo que imediatamente lembram conceitos de mecânica e biologia.
Mas em entrevista ao DEACCQI, do IPHAR, em fevereiro de 2019, o mesmo afirma:"(...)as coisas vêm, aí gravo assim na mente e faço tudo na mão".
O que percebe-se é que sua manufatura tem "inspirações" diversas do que livros ou experiências profissionais. A única coisa que podemos afirmar é que suas formas fazem parte do universo da sua Cultura Caiçara.




2-🧬UMA FORMA UNIVERSAL🧬
Nos anos 1950 , mais especificamente em 1953, a dupla hélice do nosso DNA foi descoberta por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido.
Sr.Oseas, esquecido e na sua singeleza,  reproduz do seu inconsciente o modelo do ácido desoxirribonucleico, ou apenas um sino de vento ou hélice de um barco?



Já o Dr. Pallathadka Keshava Bhat, elaborou o novo Modelo Helicoidal da galáxia e do nosso Sistema Solar, em choque científico com o já consagrado Sistema Heliocêntrico coperniciano. Há uma ligação neural natural do humilde artesão com conceitos da física espacial?



3- PRESTE ATENÇÃO!
Assim...ali na pracinha, em meio ao burburinho de um sábado comum angrense, permanece aquele nativo, com seus olhos azuis e de tez amorenada, legítimo representante da etnia  caiçara, alheio aos fótons, terabytes e velocidades de cordas quânticas que o rodeiam, mas que brilham também em sua mente.

Carlos Eduardo da Silva
Presidente do IPHAR
Prof. Lic. História
Caiçara com família de 300 anos.