segunda-feira, 26 de agosto de 2019

🎼🎼CORAL DA CIDADE: UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO🎼🎼

🎼🎼
CORAL DA CIDADE: UM PATRIMÔNIO ESQUECIDO.

O Coral da Cidade, fundado em 1969(se considerarmos que foi a primeira apresentação em público), no antigo Ceniar, hoje CEAV, pelo maestro e ator Beverly Gerard Galloway, faz este ano 50 anos.

Seu fundador é assassinado em 1999, em seu sítio nas montanhas da Monsuaba, em circunstâncias ainda duvidosas(mesmo que os supostos assassinos tenham sido presos).
Em 2001, eu era do Conselho Municipal de Cultura, voluntário, acompanhei os movimentos da Prefeitura no quanto ao resgate do acervo pessoal do maestro, como certificados, CDs, fitas K7, documentos pessoais, livros ...que fez uma catalogação (tenho cópia), mas colocou esse acervo em caixas de papelão sob a escada do Centro Cultural Teophilo Massas, na Sala de Música/dança...onde fizeram uma verdadeira feira livre, onde desapareceu a maior parte. Mário dos Anjos era o Diretor daquele espaço público.


Foi estabelecido por vários decretos municipais, que a cada governo mudavam o valor do jeton(ajuda de custo), ora mudava a estrutura interna(número de coralistas,etc).
Porém, desde 2010 vinha definhando, com salários atrasados, falta de apoio estrutural da Prefeitura, sem patrocínio privado, etc.


Em 2017, o então Secretário de Cultura, João Willy, determina a suspensão total dos pagamentos, além das atividades culturais, concertos e ensaios, alegando falta de prestação de contas...o Coral acaba.




Seus membros, sem reação, debandam...a sociedade local, ignora. Um patrimônio musical de 3 óperas, inclusive com personagens líricos baseados em cidadãos do dia a dia angrense, como pescadores e prostitutas... está esquecido, em poder de particulares e espalhados.

Há uma entidade elitista e parasita de verbas públicas e politiqueira, em Angra, que faz uma falsa homenagem hipócrita usando o nome do Galloway, mas nunca se interessou ou nos procurou para saber dos bens e do acervo do mesmo.

Desde 1999, eu , agora IPHAR, lutamos pela criação da Sala Galloway, onde possamos resguardar seus documentos pessoais(que sobraram), móveis (vários, que ainda estão em local seguro) e outros acervos , em firma museal, permanente em exposição e público.


Em 2018, o golpe final: o prefeito Fernando Jordão cria por decreto o Coral Municipal... é o fim da obra social do Maestro Galloway??

🎧Vamos ouvir🎧

💙Igreja Matriz:
-🎶Gravação ao vivo na Igreja Matriz, 2004 pelo próprio Coral.
🎶Obra: Ave Maria , de Arcadelt. Séc.XVI.


💙IlhaGrande: 
Ouça outra música:
🎶Coral da Cidade canta "From Harmony"(Ode ao Dia de Santa Cecília, de Handel) na Igreja de São Sebastião, na Vila do Abrão, Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Foi durante o ECOAR-Encontro de Corais de Angra dos Reis, em julho de 2015.
Infelizmente sem divulgação, teve pouco público.
Também participaram o Coral Pinhalense, do Espírito Santo de Pinhal(SP), o grupo Cantaí(Rio) e o Coral CantatoresIuris(MogiGuaçu;SP).
Gravado por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!