ROM-AGO
A Reunião Ordinária Mensal do nosso Instituto se desenrolou de forma bastante tranquila e informativa.
Com o tradicional toque regimental do M' araká, o presidente leu um trecho do livro " Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas" de André João Antonil, de 1711, onde narra a realidade econômica e dos pretos, sob sua interpretação do século XVIII. Era padre jesuíta italiano.
Fomos as notícias, incluindo aí a falta de resposta da Sra.Luciana Praça, que prometera nós responder a um e-mail e também um breve relato da Expedição Cajaiba,entre outros assuntos.
Fizemos um diagnóstico dos nossos Departamentos internos. Votamos a próxima Expedição ao Sítio Arqueológico Bracuhy e ainda marcamos um passeio cultural comemorativo de aniversário bianual do nosso grupo, que será em Bananal numa fazenda histórica!
Traçamos metas, projetos, entrevistas e no intervalo um caldo picante puxado no alho, de batata e calabresa, por dona Célia, nossa vice presidente.
Recebemos a visita de uma nova colaboradora, Aline, com energia e experiência cultural no preservacionismo.
Passamos a ela nossas atividades desenvolvidas e perspectivas.
Nos Estudos, nos aprofundamos no debate da tese iphariana sobre o belo mas precário Chafariz "do Lagarto" ou Chafariz de Herval, da praça General Osório, do século XIX.
Também tivemos a oportunidade de ver presencialmente dois Muiraquitães, emblemáticos amuletos milenares, da Amazônia, envoltos em lendas. São do acervo do IPHAR.
Foram pesquisas e discussão proveitosos!
Terminamos num clima de ionização positiva, com o toque do M'araka e em grande alteridade.
Carlos Eduardo
Presidente
Prof. Lic. Hist.
LS Antropologia Forense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!