segunda-feira, 13 de setembro de 2021

DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA:A FERROVIA FANTASMA SAPUCAHY/EFCB

Relatório governamental do século XIX  descreve todas as construções da ferrovia *Botafogo -  Angra* , feitas  pela  Companhia Viação Férrea Sapucahy.

Locomotiva Baldwin


Documento de 1893

Presidente Deodoro da Fonseca


1- Introdução: o expansionismo ferroviário em meio a crise política

O início da República pós - império assistiu um verdadeiro fenômeno ferroviário entre os anos de 1989 a 1893. Do 1° presidente Deodoro da Fonseca (1889-1891) até Floriano Peixoto (1891-1894) a infraestrutura  do modal saltou de 15.000 km , citados na pág. 80 do Relatório imperial de 1889, meses antes da proclamação do regime republicano para simplesmente 32.000 km em 1893, segundo o relatório do Ministro Antônio Francisco de Paula Souza.

Presidente Floriano Peixoto

Nesse interim, o projeto gestado desde a segunda metade do século XIX, de interligar a capital do Império de Dom Pedro II, o Rio de Janeiro, até Angra dos Reis, no litoral sul fluminense teve então a aprovação da cessão e começaram as obras , conforme descrito pelo documento de 1889, simplesmente 1 mês antes da revolução cívico-militar republicana...

2-O café como motor nacional.

Na verdade, tratava-se das iniciativas modernizadoras de transporte incentivadas pela economia cafeeira e a facilitação militaresca com outros projetos existentes, como a construção do Arsenal de Marinha, a fundação do Forte do Leme e ainda o Colégio Naval...pois os portos de Angra dos Reis eram os mais importantes, fora os da Corte,  desde o 1° quarto do século XIX, como os portos das regiões de Jurumirim, centro, Bracuhy e Mambucaba. Segundo o Jornal do Commercio, nas edições publicadas entre 1838-1860, registrou um movimento de barcos oriundos de Angra dos Reis, que foi de  2.187 embarcações!

Brigues, charruas e Clippers
 tinham movimento intenso


3-Um vício de gestão brasileiro que sepultou o projeto.

Todas as obras de infraestrutura foram construídas,como as pontes de até 120m de vão viadutos, túneis fluviais (funcionais até hoje, 110 anos depois) e de escoamento pluvial etc. Porém, um imbloglio jurídico-administrativo e ainda a falta de garantias econômicas de incentivo governamental, causaram a paralização das obras.

Ainda no relatório de 1893, são elencadas todas as edificações arquitetônicas construídas ou em planejamento:



Foto de Bernardo Brito


Porém, já com outro nome,  Estrada de Ferro Central do Brasil, a cargo estatal federal,  recomeçaram as obras na 1° década do século XX, mas novamente foram abandonadas.

Túnel a 15m da areia da Praia de Macieis,
Angra dos Reis.

Estou andando no túnel fluvial, 2014


Tais vultos construtivos e arquitetônicos, jazem em meio a Mata Atlântica, principalmente entre Mangaratiba e Angra dos Reis. Estão em praias (caso de Macieis e Camorim), quintais particulares (bairro Monsuaba) ou foram aproveitados como suporte de ruas (é o caso do pontilhão em arcos do atual shopping Piratas, aliás, escondido após as obras da nova Av. Caravelas em 2020).

Assim, a ferrovia fantasma, serpenteando o litoral desde o Rio de Janeiro até o porto de Angra dos Reis, ainda encanta e assombra pela beleza cênica e paisagística que seria seu traçado, a beira mar...

Famoso túnel  é na verdade
 mais uma passagem fluvial de leito, na Praia do Anil,
aos pés do Morro da Fortaleza, próximo ao centro de Angra.

Ponte que atravessaria o Rio Camorim,
 no bairro de mesmo nome.

Ponte sobre riacho, 
onde hoje fica a portaria/cancelas 
do Shopping Piratas,em Angra. 
Não está mais assim...
em 2020 as obras 
da avenida Caravelas 
englobaram 
e esconderam essa estrutura.




4- Epílogo: a situação da Arqueologia Historiográfica atual.

Uma compreensão geográfica dos pontos de interesse histórico acessíveis e já estudados por nós, é fundamental para o estudioso e leitor; assim utilizando a ferramenta simples do Google Maps e ainda consultando o texto de livre acesso dos estudos arqueológicos de Leilane Patrícia de Lima, da USP, 2008.(Cito https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-19032009-160804/pt-br.php)

4.1-Legenda

A descrição dos sítios históricos visitados por nós foram divididos em espaços que denominaremos quadrantes A, B e C, seguindo a direção do andamento das obras do período, portanto, da capital fluminense para Angra dos Reis.

Cada quadrante recebeu um número (em sequência) para cada ruína/elemento arquitetônico erigido até 10

Importante: nossas Expedições avançam na pesquisa de campo e entrevistas e certamente poderemos ampliar o mapeamento, pois há indícios de outras localidades históricas.

4.2: Quadro

🔆Quadrante A:engloba o Município de Mangaratiba,no bairro Itacuruçá, sendo uma Estação antiga, com as locações 1 e 2 (nesse caso é uma só,mas separamos para ver as perspectivas).

🔆Quadrante B: engloba o território de Angra dos Reis, nas locações 3, 4, 5 e 6, sendo os bairros Garatucaia, Macieis, Forte do Leme/trilha a beira mar e Monsuaba.

🔆Quadrante C: ainda na região de Angra, abrange os bairros de Camorim grande, Mombaça, Marinas e Praia do Anil. O bairro Mombaça tem um corte de morro, para passagem de leito, mas não temos ainda registro fotográfico. São as locações 7, 8, 9 e 10.

4.3: Mapas satelitais.

Quadrantes A, B e C

Quadrante A: Estação de Itacuruçá

Quadrante B: Praia de Garatucaia

Quadrante B: Praia de Macieis,
 Forte do Leme/trilha
e Praia de Monsuba, no Morro Bela Vista
.

Quadrante C: Camorim Grande, Mombaça,
abaixo da Av.Caravelas/catraca do Shopping Piratas
(esquerda de quem entra) e Praia do Anil, atrás da fábrica de gelo
.



 

4 comentários:

  1. Fascinante. Obrigado por informações tão valiosas sobre ruínas que eu via em incursões na trilha dos Maciéis. Cheguei a ler a tese de doutorado que citas, mas aqui você sintetizou magistralmente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudamos em algo.
      Divulga , por favor nosso blog.
      Abraço.

      Excluir
  2. Ratifico o Fascinante, por apropriado ao tema.
    Com está ferrovia teríamos centenas , senão, milhares de turistas com seus rostos colados às janelas do trem,- estupefatos- ,com tanta beleza natural.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as gentis palavras de incentivo. Divulga se puder. Abraço.

      Excluir

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!