quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CAUSOS DO MEU POVO ANCESTRAL: INTICOU?FOI INTICADO!


Eram idos dos anos 1950/60...e meu pai, Seu Dito da Câmara (Nilton Ramos da Silva) jurava pela tataravó dele mortinha, que foi verdade.

Imaculada Concei(p)ção , padroeira de Angra


Zelio Nascimento, alcunha carinhosa de  Seu Zelio Alfaiate, avô do nosso querido Zelinho ( Zelio Nascimento Frederico Neto), do Cerimonial da Prefeitura e de blocos de micareta eletrônica e meu avô, Seu Ramos do Porto (Benedito Ramos), pioneiro em manobrar guindastes no porto..eram muito amigos. Conviviam na lida diária da então pequena e bucólica Angra dos Reis.

Túnel da ferrovia EFOM
(Estrada de  Ferro Oeste de Minas).
Desenho livre de Gil Fonseca, arquiteto.
Setembro 2021


Os dois foram caçar em dia de feriado santo , nas montanhas da Serra D'água...

Minha avó avisou...ainda mais que meu avô era da Irmandade de São Benedito.

Meu avô Ramos , minha avó aviso Zezé
e minha prima Márcia


Aí  os dois... lá pelas tantas...avistaram um barulho grande nas touceiras da floresta escura...

 _ É paca , Ramo!

 _ Será ?Zelinho pode ser até onça...

E os dois foram cada um pra um lado, se esgueirando naquela mata fechada, pra cercar o bicho.

Aí meu avô viu o vulto daquele bichão e atirou de trabuco e foi certeiro.

Zelinho Alfaiate gritou:

__Matoooou, Ramo...matou.

Meu avô feliz, foi tentando chegar rápido, atrupicando no cipó imbé, caindo pelo barranco e tropeçando no cipópeva... já pensando em fazer aquele cozido ou churrasco...

Sr. Zelio Nascimento, Seu Zelio Alfaiate


Quando chegou lá...a cena:

O Zelinho tinha sido alvejado nos quartos do decúbitu dorsá da traseira das nadiga de traizi.

Locomotiva no porto de Angra dos Reis.


Meu avô pega o amigo nos ombros, sobe pelo Caminho do Caramujo, estrada colonial do século XVIII... até a Estação ferroviária Alto da Serra e consegue embarcar num dos vagões da locomotiva, até a Santa Casa...onde o amigo se recuperou , mas quase desmaiando de remorso, chega em casa intiriçado ... pálido da brancura da espuma do mar ...e ainda ouve o sermão da minha avó Zezé, com seu véu preto, insígnias da Irmandade, vestido preto e  recém chegada da procissão de Nsa. Sra. da Imaculada Conceição:

_ Tá vendo, avisei: inticou? Foi inticado!

Diz a lenda que nunca mais caçaram em dia santo...



Obs: No linguajar típico, o verbo inticar significa: instigar, abusar, atiçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!