sábado, 9 de outubro de 2021

🔴ALERTA CULTURAL 005/21:A INFÂMIA ATACA NOVAMENTE O PATRIMÔNIO CULTURAL

Atentado contra o patrimônio cultural

Como eu havia alertado em 26/06/21, sobre estranhas obras no imóvel da Rua da Conceição, principalmente no telhado, agora, quase 3 meses depois, comprovou-se mais uma vez que o crime contra a legislação (Decreto Municipal ) pode ser cometido livremente.

O que era janela virou porta, deturpando a fachada de um prédio congelado.


🔶Através da Setorial de Patrimônio Histórico Imaterial e Material, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, aprovamos em 07/10/21 o Requerimento 001/21ReqSPHMI/CMPC, na Reunião Ordinária, daquele órgão voluntário e popular, mas com poder previsto em lei.

É obrigação legal e moral
 o secretário municipal ,
que exerce cargo de fé pública,
responder e tomar ações fiscalizatorias.

🔴Modificação: janelas viraram portas
sem lógica alguma,
pois é uma ladeira
e o sobressalto é enorme até a calçada.


🔶Será que a Secretaria de Urbanismo vai se omitir criminosamente , como fez no imóvel derrubado esse ano, na mesma rua, a 50m dessa Secretaria e virou estacionamento??

🔶 Será que você, que lê, vai ser  um mero macaco brasileiro(🙈🙉🙊), ou vai ser cidadão e mandar um e-mail ou ligar para a Secretaria e cobrar??

Há poucos meses...


🔵Aí você , que não tem obviamente obrigação de saber do assunto pergunta:mas por que mudar de janela pra porta ou derrubar algumas paredes internas é tão grave?

Resposta: um imóvel histórico é tombado (protegido legalmente) ou decretado localmente, porque representa uma época, uma memória cultural, os costumes e vivências...se o infrator modifica os cômodos ou os vãos (portas e janelas),  também se perde a forma de relações sociais de um povo restrito a um tempo, porque a casa e a divisão arquitetônica dos cômodos faz parte também da forma que o cotidiano, comportamentos e interações ocorriam entre as pessoas daquela sociedade humana...

Carlos Eduardo

Prof. Lic. Hs.

05/10/21

4 comentários:

  1. Deveriam obrigar a reconstrução como fazem na Europa. Mas aqui acham que é falso histórico... um a um vão se perdendo.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos daquelas respostas sobre patrimônios que denunciamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.Agora a Presidente do CMPC e outra pessoa e ainda que a Setorial de Patrimônio possa estar vacante, a resposta do Secretário ao Conselho é obrigatória pois ele exerce cargo público , com a dita fé da lei.

      Excluir

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!