Atentado contra o patrimônio cultural
Como eu havia alertado em 26/06/21, sobre estranhas obras no imóvel da Rua da Conceição, principalmente no telhado, agora, quase 3 meses depois, comprovou-se mais uma vez que o crime contra a legislação (Decreto Municipal ) pode ser cometido livremente.
O que era janela virou porta, deturpando a fachada de um prédio congelado.
🔶Através da Setorial de Patrimônio Histórico Imaterial e Material, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, aprovamos em 07/10/21 o Requerimento 001/21ReqSPHMI/CMPC, na Reunião Ordinária, daquele órgão voluntário e popular, mas com poder previsto em lei.
É obrigação legal e moral o secretário municipal , que exerce cargo de fé pública, responder e tomar ações fiscalizatorias. |
🔴Modificação: janelas viraram portas sem lógica alguma, pois é uma ladeira e o sobressalto é enorme até a calçada. |
🔶 Será que você, que lê, vai ser um mero macaco brasileiro(🙈🙉🙊), ou vai ser cidadão e mandar um e-mail ou ligar para a Secretaria e cobrar??
Há poucos meses... |
Resposta: um imóvel histórico é tombado (protegido legalmente) ou decretado localmente, porque representa uma época, uma memória cultural, os costumes e vivências...se o infrator modifica os cômodos ou os vãos (portas e janelas), também se perde a forma de relações sociais de um povo restrito a um tempo, porque a casa e a divisão arquitetônica dos cômodos faz parte também da forma que o cotidiano, comportamentos e interações ocorriam entre as pessoas daquela sociedade humana...
Carlos Eduardo
Prof. Lic. Hs.
05/10/21
Deveriam obrigar a reconstrução como fazem na Europa. Mas aqui acham que é falso histórico... um a um vão se perdendo.
ResponderExcluirExatamente.Perfeita colocação.
ExcluirPrecisamos daquelas respostas sobre patrimônios que denunciamos
ResponderExcluirPois é.Agora a Presidente do CMPC e outra pessoa e ainda que a Setorial de Patrimônio possa estar vacante, a resposta do Secretário ao Conselho é obrigatória pois ele exerce cargo público , com a dita fé da lei.
Excluir