segunda-feira, 11 de outubro de 2021

🖤NOTA DE PESAR🖤 (in memoriam): DONA BETH, DA FÍSICA QUÂNTICA AO JONGO.

 🖤NOTA DE PESAR🖤

(in memoriam)


É com tristeza e saudades, que, mesmo com atraso, noticio o falecimento da Sra.  Maria Elisabeth Brum Gonçalves Gomes, a nossa Dona Beth, da Fazenda dos Coqueiros, em Bananal-SP. Se deu 07/05/21.

Estivemos lá em 2019.

Beth Brum

Fica a memória do respeito e amor dela pelo legado familiar e histórico, que vivenciamos pessoalmente; inclusive eu de forma especial, onde trocamos informações por meses, da cultura e também sobre alguns fatos energéticos e fenômenos do local. Era estudiosa de física do quantum , filosofia e gostava de prosear.

Também partilhei um pouco o assunto dos vissungos, cânticos entoados durante o trabalho da roça e as vezes, na ritualidade, pelos pretos brasileiros, principalmente de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela ficou empolgada quando enviei.

Clique aqui e acesse nossa Expedição Bananal, em 2019

Agora a querida Tatiana , a filha,vai continuar a tocha acesa do turismo...em breve, revisitaremos essa lugar acolhedor e cheio de lembranças.

Conheça aqui um vissungos típico da africanidade brasileira

Ao contrário do foco comum nas outras fazendas e espaços museológicos , que é a narrativa de saraus românticos, barões cruéis e figuras da sociedade imperial, ela sempre tentou incutir e mostrar a riqueza musical, rítmica , religiosa e culinária dos pretos

Tatiana(preto)agora continua a chama acesa


Era viúva do também incentivador cultural da fazenda e região, Antonio Augusto Ferreira Gomes, e deixa os filhos Renato e Gustavo.

Agora ela dança finalmente o jongo com  os trabalhadores escravizados, que ela libertou do anonimato...pela divulgação .


4 comentários:

  1. Lindas palavras, onde ela estiver estará olhando e zelando para mantermos viva a história. Quem sabe agora ela entenderá um pouco mais dos fatos narrados pelos que por lá passaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Que sua memória esteja sempre viva através do seu legado.

      Excluir
  2. Acabo de saber por aqui, do passamento dessa batalhadora da cultura, que conheci com a minha família, em agradável visita à fazenda dos Coqueiros. Triste noticia para nós que a conhecemos e admiramos as suas histórias. Que Deus a tenha e guie na sua nova jornada de vida espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por nos visitar no blog.Realmente uma perda, mas ficam as memórias.

      Excluir

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!