quarta-feira, 23 de agosto de 2023

O CORAÇÃO ANGRENSE VOLTA A BATER:RELÓGIO HISTÓRICO DE 260 ANOS VOLTA A FUNCIONAR.

  🔔🙏🔔🙏🔔

⚜️1- O mecanismo

A intervenção feita pela prefeitura trouxe de volta o funcionamento da engenharia  mecânica de pesos e contrapesos, com catracas e roldanas de alívio.

Desde o século XVIII (1763), de origem alemã, serviu por gerações  para ritmar a vida cotidiana tanto da comunidade conventual de São Bernardino de Sena, da Ordem de São Francisco, quanto da urbe angrense em geral, nas madrugadas ou dias de sol, tiveram ali o *coração* do município.

⚜️2- A simbologia de resistência.

Estou emocionado...significa muito para nós caiçaras como reafirmação êmica .

Conta a lenda que um dos contrapesos é uma bala de canhão lançada do bergantim do pirata Du Clerc (1710) ou  René Duguay-Trouin (1711). 


Porém, no bombardeio sobre o convento anterior, que existia às margens do Rio do Choro, atrás do atual Morro de Santo Antônio (até hoje há na servidão uma escadaria de degraus de pedra maciça lavrada).

Conta-se que o padroeiro daquela comunidade conventual franciscana, São Bernardino de Sena, com a população civil refugiada na igreja, chorando, apreensiva pelo ataque e possível invasão dos criminosos e em oração a Deus, teve sua resposta: o próprio orago do altar-mor, São Bernardino de Sena, de forma sobrenatural , tomou vida e sobrevoou o telhado e no ar, pegou a bala encandescente que destruiria a Casa de Deus e sacrificaria Seu povo orante.



Os corsários de Du Clerc (ou Duguay-Trouin) , boquiabertos e assustados com o fenômeno espiritual,  fugiram e desembarcaram somente em Guaratiba (em Mangaratiba-RJ).

Uma outra curiosidade é que cada uma das 12 horas tem as dize letras do nome "Angra dos Reis".





⚜️3- Por uma reforma completa!

Segundo consultei o especialista internacional e meu amigo, Manoel dos Sinos, que aliás veio a nosso convite para uma vistoria em 2019, conforme link

 Clique aqui e conheça a nossa vistoria técnica de 2019 vistoria

 e ele disse que deveriam ter afinado e reconstituído o material dos sinos, para depois colocar o relógio em funcionamento, pois pode estressar o metal e até fissurar os mesmos, pois é um martelinho que impacta .

Mas é bonito demais!

Se o coração bate, o corpo está vivo.

Carlos Eduardo, Prof.Lic., 22 de agosto de 2023.



Imagens: nossas, 2019. Vídeo, Alonso (SECUP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!