sábado, 18 de março de 2017

VESTIMENTAS DO POVO CAIÇARA - TRAJES FEMININOS


 As companheiras dos caiçaras , mulheres fortes, destemidas e inteligentes, com muita fé na vida e perseverança arraigada em suas origens luso-mamelucas, na sua religiosidade  e sabedoria ancestral forjada no adaptar da sua civilização tropical, sempre se vestiram de forma pudica, ainda que com uma desenvoltura naturali.
É nessa ambientação que suas vestes foram sendo constituídas aos poucos, no intercâmbio multiétnico intertemporal.
Minha avó Carminha (Maria do Carmo de Oliveira) dizia:
_"Mulher não deve mostrar o braços, nem o pescoço e muito menos o ombro."

Sibélia Lara dança o chiba-cateretê,
no Centro do grupo folclórico, em Tarituba, Paraty. 2015
Assim, com panos baratos e de tecitura mais fechada, leve e simples, como algodão, cambraia, fustão ou chita, faziam suas roupas, de seus filhos e maridos, a mão ou em teares movidos a energia mecânica por pedal e roda, o suficiente para pelo menos duas ou três peças para alidá do dia e uma especial, mais requintada e com gomos e bordados, para festas da capela e casamentos.
Sem brocados, brincos, jóias ou camisaria luxuosa, enfeitavam-se de flores do maracujá, da laranjeira, colares de buzos e conchas e de lenços acetinados trazidos por seus pais e maridos, dos centros urbanos.
Os diversos grupos de dança folclórica em Paraty(RJ), Ubatuba(SP), Cananéia(SP), Bombinhas(SC), etc, usam figurino com poucas variações, demonstrando que não se trata de uma fantasia ou mera construção ideológica, mas sim, de uso vestuário comum, ainda que em forte desuso.
A mulher caiçara sempre usava chapéu de palha, devido a intempéries, como o sol e o sereno.
Um outro item do vestuário era o avental, sempre cuidando do fogão a lenha (hoje a gás), mas também limpando peixe e camarão, lavando roupas em riachos, fazendo farinha na Casa de Farinha ou fazendo tipiti.
Enfim, ainda que não padronizado , mesmo no período antes dos chocantes anos 1970, (pré-abertura da rodovia BR101), essas eram as peças básicas cotidianas da caiçara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!