domingo, 17 de fevereiro de 2019

INSTITUTO RECEBE E ACOMPANHA VISITA TÉCNICA AO RELÓGIO BICENTENÁRIO E CARRILHÕES DE 1784


IPHAR RECEBE E ACOMPANHA VISTORIA TÉCNICA DO RELÓGIO  HISTÓRICO  BICENTENÁRIO E SINOS DE 1784.
🔔🏛🛠



A convite do Instituto, hoje estiveram reunidos 
numa comitiva,  especialistas em restauro de carrilhões , engenharia de relógios e Patrimônio histórico.
A visita foi feita no Convento São  Bernardino de Sena com o relojoeiro e sineiro.
De expertise internacional, Sr. Manoel Cosme dos Santos, o Manoel dos Sinos e restauradora Caroline Macedo, avaliaram o relógio  alemão do século  XVIII e o conjunto de dois címbalos.
Manoel tem vasta gama de cursos na Holanda, Bélgica  e outros locais.

Preliminarmente as engrenagens apresentam severidade na corrosão, faltam poucas peças  e mesmo assim o pêndulo  funcionou. Também a sonoridade dos sinos está  preservada, afinação natural satisfatória e higidez do material. Mas o trabalho de restauração  será  delicado. Inclusive com possível  confecção  metalúrgica  de algumas peças caso não  sejam encontradas.























Acompanhados pela Vice Presidente Maria Célia e a Membro Efetiva, Maria do Carmo Firmiano, nossa  Carmem, se encantaram com a monumentalidade do prédio  do Convento, mas se espantaram com objetos históricos amontoados, pinturas artísticas  centenárias  originais de oratórios  de madeira com ferramentas e entulhos por cima, sujeira para todo lado, arquivo do Depto. de Patrimônio da Prefeitura jogado no chão etc.



PARTE 02
🔔🏛🛠
Infelizmente percebemos vários  problemas no espaço  cultural do Convento São  Bernardino de Sena e sede do Departamento de Patrimônio  da Prefeitura.

1- O enorme espaço  da nave central (igreja), de local de exposições, virou depósito.
2-A obra do IPHAN (federal), por mais absurdo que pareça, pois é  a instituição  responsável  pela salvaguarda do patrimônio  nacional, a obra, via uma empresa terceirizada, cometeu vários  erros e até  crimes contra o patrimônio, como a perda irreparável de centenas de telhas históricas por transporte errado por cordas (andaimes), erro de projeto ao refazer os beirais, além  de irregularidades trabalhistas como andaimes sem escora/sapata.
3-O escritório  do Departamento  Municipal de Patrimônio  Cultural, ligado a Secretaria Municipal de Cultura, está  bagunçado , com o Arquivo totalmente amontoado, empoeirado e misturado de livros com figurinos do Divino e restos de material .Há  documentos antigos mofando, baratas e gavetas caídas.
4-A obra feita em 2016, com verba federal via Ministério  Público  Federal, de aproximadamente R$ 200.000,00, com a troca do telhado dos corredores laterais, está  totalmente comprometida e mal feita, com telhas saindo, goteiras e enxurradas.
5- A sala atrás  do altar, dita "Sala de Pedra", virou um depósito  infecto , sujo e cheio de quinquilharias misturadas com peças  históricas  e objetos de arte totalmente abandonados.

Já  avisei a Secretária  Marlene Ponciano.



Fiz um intratur, explicando cada cômodo  e seus usos naqueles séculos...e levando-os pelos tempos passados e abrindo vórtices  nas suas imaginações, com causos e lendas.

Atualização: No mesmo ano, nos inscrevemos no Edital público de Cultural  , com 3 projetos de restauro (incluía os sinos da Igreja Freguesia de Sant'Anna, Convento do Carmo e Igreja da Ribeira)  e também apresentamos o orçamento da empresa do Manoel em reunião com  a Secretariat de Cultura e nós do IPHAR...adivinha?
Disseram que 72 mil era muito caro...e o resultado do edital? Eliminados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!