quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

EXPEDIÇÃO TÉCNICA E PASSEIO AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO "CAMINHO DO CARAMUJO"

EXPEDIÇÃO  TÉCNICA E PASSEIO  AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO "CAMINHO DO CARAMUJO"


Após um sábado de Confraternização  de Início  de Ano com nossa Reunião Mensal, cheia de carinho, caipirinhas paratienses e boas risadas...hoje foi o dia da Expedição  do IPHAR.
Fazendo parte de nossas pesquisas  para enriquecer nossos Estudos internos, nosso grupo faz incursões  na Mata Atlântica, sertões  do semiárido do Serido nordestino, cidades de Minas, SP e caminhos históricos  em trilhas.
Fomos na Serra D'agua, onde há  profundas marcas do tropeirismo, Império  brasileiro e escravidão.
No universo das práticas de comércio, vigilância e do poder estatal, estavam neste trecho envolvidos Alferes, Ordenanças e praças, além do Provedor da Casa dos Quintos.





Passagem pluvial subterrânea de quase 200 anos,
em plena função, atravessando a estrada.

Alferes (Alpheres),
reconstituição de vestimentas :Carlos Eduardo.

A colona era conhecedora de armamentos,
cavalaria e herbário.



Em todas as atividades
do IPHAR há estudo ,mas lazer.






Além  da equipe do IPHAR (Maria Célia, Valnei e Agnes), tivemos a sempre grata e bem vinda presença de visitantes e turistas, a Família  Esteves Costa (Manu, Ester e Henrique) e o nosso turista do norte fluminense Rodrigo Santos.
Vencemos as caudalosas e frescas águas  dos córregos, penhascos limosos (com vistas maravilhosas), e trilhas de lama. Mas tanto a visão  do Véu  de Noiva quanto da obra arquitetônica do século  XVIII/XIX reconfortam o esforço!
Em 2017, levamos o renomado arqueólogo, egiptólogo e ativista cultural, Cláudio Prado de Melo, a arqueóloga Vivian(de Quissamã) e a Museóloga Lucimar Muniz (Angra/Ouro Preto), que atestaram a longevidade e a grande obra arquitetônica ineditamente pesquisada por nós. Pioneiros!
Caminho antigo, de épocas pré coloniais e estudos mostram a presença pré cerâmica dia povos Sambaquis entre 2000 a datações de até 8000 a.P., este trecho tem seu piso feito em meados do segundo quarto do século XIX (auge da exploração cafeicultora).
Porém, temos provas documentais de sua existência oficial no período setecentista com sua infraestrutura estatal de Guarda, Pouso e Registro.

Cenas do File A Missão, de 1986, de Rolland Joffé
mostra um Regimento português









Parabéns  a todos os companheiros e um especial abraço às  crianças!!
Nosso amigo Valnei, ainda fez uma açãoconcreta ecológica,recolhendo lixos, plásticos, garrafas pet, etc . São  trazidos por enxurradas que vem da rodovia...
Como lazer, um revigorante mergulho no poção  natural.
Fizemos as medições  historiográficas, tomada de fotos e georreferenciamento analógico  e por satélite. É  construção  pujante que sim, demonstra a passagem de centenas de escravizados, com seus corpos usados em minas de pedra para o lavradio, mãos  machucadas para assento do piso e provavelmente muitas mortes por picadas de serpentes, acidentes e doenças  tropicais,  numa brutalidade e violência  a serviço  do capital cafeicultor,produzindo no período  riquezas e poder, enormes casarões com requintada decoração européia , igrejas douradas e sinhás com tecidos caros...mas também, o engenho, o heroísmo  de um momento civilizatorio e a grandiosidade do povo angrense.
Terminamos com almoço  patrocinado pelo Presidente e banho de bicão no restaurante Águas  Lindas.
Em breve mais uma visita técnica, dos nossos Departamentos Deaccqi e do Dabrap!
Vem conosco!


2 comentários:

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!