sexta-feira, 19 de julho de 2019

GENTE DA MINHA GENTE:VALDECI REMÉDIOS, O "CI": MEMÓRIA CAIÇARA



⛴️🛥️
VALDECI REMÉDIOS, O "CI":
MEMÓRIA CAIÇARA
Na rica Mata Atlântica, nos caminhos antigos do povo caiçara, temos a ambientação feita pelas histórias de pescador do guia Ci(Valdeci), 55 anos(out/2019), de tez cor jambo, fisionomia indígena,  que vai nos experienciando.
Com sua biografia...passando pela vida de pescador seja em barcos artesanais quanto em frotas interestaduais,suas agruras e aventuras, como nos anos 70/80, que mata em um dia até 60 tubarões, tipo tubarão-tigre, "que come tudo: baldes, pássaros, placas . ..", além de tragédias vividas, como um naufrágio onde 4 parentes dele foram devorados por tubarões; aliás, contou que certa vez, pescaram um de 300 Kg.
"Os japoneses usavam a barbatana".
Também tem os causos:  a lenda da Pedra da Onça, rochedo que fica na Praia dos Antigos:havia um morador antigo em Ponta Negra, chamado Floriano, dito seguidor das seitas "vangeca"; toda noite ele ia a pé e de noite de Ponta Negra até a Praia do Sono para o culto religioso.



Os vizinhos já tinham avisado do perigo de uma onça enorme que já tinha devorado vários bezerros dos búfalos do grileiro libanês Gibrail que este colocou pra destruir as roças e ranchos dos caiçaras(essa é outra história)...mas Seu Floriano ignorava os avisos, pois ia com Jesus. Certa noite, já voltando...lua cheia bonita, clareando a areia. .avistou aquela figura de quatro patas se aproximando; julgando ser um garrote, continuou a caminhada... porém, o rugido(ronco)do ser estranho pareceu estremecer a alma dele, arrepiou-se, sentiu até a respiração quente do capiroto na carcunda...e aquela sombra veio atrás dele...
Pedra da Onça,
Praia de Antigos, em Paraty.

Seu Floriano gritava que "em nome de Jesus, aparta esse demônio!", "sai capeta!", e vendo aquele rochedo, no meio da areia, praticamente uma arca de Noé,  quase na arrebentação, da Praia de Antigos, correu, se arranhou, rasgou a calça, mas subiu e vendo o silêncio...ajoelhou , fechou os olhos, e com mãos postas pra cima, em prece, agradecia à Jesus. Que paz espiritual...




Fev. 2018

Ao terminar as orações por tão grande livramento...
Seu Floriano olha parado e vê uma onça monstruosa, também de joelhos, com mãos postas para o alto; Seu Floriano pergunta:
_"Foi convertida, aceitou o Senhor?"
Aquele animal pesado, robusto e de olhos grandes  milagrosamente responde:
_"Não. Estou rezando antes da refeição".
Assim o nativo vai embalando a pesada trilha da Cachoeira do Saco Bravo...

Um comentário:

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!