quarta-feira, 24 de julho de 2019

REUNIÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA


👑🌐
REUNIÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA
Angra dos Reis
Brasil
⚜️🌐

Hoje(22/07/19) tivemos uma proveitosa e esclarecedora reunião com a Sra. Luciana Praça, Dir. do Depto. de Patrimônio Cultural, da Sec. Mun. de Cultura.

Emersos naquele ambiente museal do MAS-Angra, acolhidos  sob o arco cruzeiro da Igreja de Nsa. Sra. da Lapa e Boa Morte, fomos continuar as tratativas,  trocas mútuas de informações e andamentos, dentro da perspectiva do documento que há quase 1 ano,  estamos sendo norteados: OFSECUP021/28082018.

Iniciamos com a entrega de uma Nossa Senhora da Cavala, feita por mim, símbolo de nossas tradições caiçaras. Luciana falou dos projetos internos  em andamento , tal como o restauro da valiosa imaginária de Nsa. Sra. do Rosário, de Mambucaba, sendo feita pelo Gilson, também a Primavera dos Museus, uma maior campanha de marketing e atratividade de público nos últimos meses e a manutenção prevista para pequenos problemas do prédio do Museu , além da reforma estrutural do Convento São Bernardino de Sena, pelo IPHAN.
Por nossa vez, informamos como as ações no Ministério Público Federal e MP-RJ se encontram .

Após, fomos pontuando a pauta:
💠Sistema de Combate a Incêndio:
🔸Resp.:Feito um estudo preliminar por um bombeiro civil e técnico da prefeitura, aguardando um projeto por uma técnica da Secretaria de Obras, adaptado ao museu. E depois , alvará do Bombeiro. Prazo previsto até dezembro.















💠Sistema de Alarme anti furto:
🔸Resp.: O que tem de infra é uma câmera na nave, uma na rua e sensores ligados a Guarda patrimonial no prédio da prefeitura. O ideal é guarda armada e viatura de apoio.
💠Ex votos (coleção riquíssima em dados de iconografia, linguística e arte pctorica/pintura):
🔸Resp.: Foram higienizados, catalogados e guardados. Fichas antigas completadas onde havia lacunas em informações.
💠 Coleção arqueológica de naufrágios (Galindo):
🔸Resp.: Estão no mini museu do INEA, no Abraão. A Casa de Cultura do Abraão foi faxinada e será preparada para exposições e cursos.
💠 Situação da Igreja de Nsa. Sra. dos Remédios da Ribeira:
🔸Resp.:A Cúria Diocesana (Bispo)foi contatada via e-mail para uma vistoria e parceria, mas sequer respondeu. Não tem maiores informações.
💠Forte do Leme, Barco Loretti, Edital de abril/maio, novos PLs :
🔸Resp.:Sobre o forte, sendo um assunto da Turisangra, mas até onde soube, está num imbróglio entre Marinha(Exército?) e Transpetro.Citei o antigo presidente da Turisangra, Miltinho em 2014/15, que tinha adiantado bastante... Ela disse que o Sec.Des. Econômico, João Carlos, na posse, também disse que tinha projeto...mas ela não tem mais detalhes e nem informações atualizadas. Sobre o Loretti, também é responsabilidade da Turisangra e nada falaram até hoje. Já sobre o tal projeto privado de "arqueologia" que foi vencedor no Edital, chegou um aviso escrito pra ela que será a fiscal do andamento, mas só soube isso.
Dos PLs ela disse que foi formada uma comissão de funcionários da SECUP para analisar possíveis Projetos de Lei .
Eu informei sobre nossos PLs que abre Lei do Tombamento e outro de "Declara registrados como bens coletivos e de domínio público" alguns bens imateriais.
💠Semana da Cultura Caiçara e nossa proposta museológica:
🔸Propomos uma exposição temporária, cuja temática fosse em consonância com a festa, no caso, "Santos de devoção do povo caiçara"; ela gostou da idéia. Disse que somente teremos de combinar as datas, pois terá a festa da Lapa(na igreja-museu) e eu expliquei que na Ilha Grande também terá o Encult. Ficamos de verificar tais datas.
Portanto, de avaliação dos presentes, que foi um encontro cordato, muito elucidativo e com notícias boas.
De bônus, encontrei com o restaurador e professor da rede estadual, Gilson, supracitado, figura quase folclórica, do meio cultural regional da Costa Verde.
🌐Agradecemos a Sra. Luciana e sua pequena mas esforçada equipe.
🌐Grato a Carmem(Maria do Carmo)- Secretária Geral, Valnei Albino-Diretor do Deaqqi, Maria Célia-Vice Presidente e a jovem Agnes, Membro Efetiva.

www.iphar.org
(via computador de mesa )

https://causasecausosangradosreis.blogspot.com/?m=0

Carlos Eduardo da Silva
Presidente
Sr. Prof. Lic.
LT em Antropologia Forense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!