sábado, 28 de dezembro de 2019

PATRIMÔNIO EDIFICADO, UM BOM EXEMPLO: RESTAURANTE TIO IVAN Angra dos Reis-RJ



Numa cidade com ataques diários, com obras ilegais, descaracterizações e alvarás da prefeitura criminosos contra imóveis protegidos por lei(tanto o federal Decreto-Lei 25/37 quanto o Decreto municipal 9.649/2015 e do estadual INEPAC), as iniciativas públicas ou privadas para manter alguns prédios antigos com sua fisionomia típica, são louváveis.

É o caso da Pensão Tio Ivan, um restaurante que há décadas serve alimentação aos angrenses e visitantes, e que reformou sua fachada, estando a mesma muito bonita.

Em meio a prédios horrorosos tipo  "caixotões", que desde a década de 50 vem tomando o lugar dos imponentes palacetes do século XIX, em nome do lucro fácil de invasores , principalmente turcos e libaneses, crimes esses ignorados e até facilitados pela Prefeitura...enfeiando a cidade, porém, a Pensão do Tio Ivan, merece elogio e mesmo sem qualquer incentivo de diminuição dos impostos ou abatimento em taxas públicas, resiste no meio daquela região urbana.

Carlos Eduardo da Silva
Prof. Lic. Hs.

Presidente do IPHAR

🔴Atualização:em 2023, uma rede de supermercados, deturpou a fachada, inclusive destruindo janelas e abrindo vãos para portas e coloca cando outdoor modernoso e chocante .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!