domingo, 16 de outubro de 2022

A SANTÍSSIMA VIRGEM APARECIDA É ANGRENSE?

A escultura sacra da padroeira do Brasil , Nsa. Sra. da  Imaculada Conceição Aparecida é um tipo de obra de arte que entre o século XVII ao XVIII, vigorou entre o vale aluvial do Rio Parahyba até o litoral paulista e fluminense, chamado estilo paulistinha .

Trata-se de uma atividade artística de estética simples, com figuração bastante típica, quase sempre com os tecidos com pouco movimento,  base pesada e corpo atarracado, mas de uma beleza brasileira inigualável.

Acervo IPHAR

Nosso acervo, tem uma réplica quase perfeita da imagem original, inclusive feita do mesmo material (cerâmica argilosa).

Porém, viemos aqui falar resumidamente de alguns fatos, desconhecidos pela quase totalidade do povo do Brasil.


Período de corrupção colonial e escravidão


1- A Virgem grávida

Sim, além das características comuns às mulheres da época, de aparência indígena e rechonchuda, símbolo de prosperidade, que é herança do período da Renascença (século XVI), temos nela também algo estranho:Virgem está barriguda, ou seja, está grávida , ou seja,o artista a quis retratar antes da Crucificação, portanto, com Maria ainda jovenzinha, portanto no pós Anunciação.

Quem terá sido a modelo?


2- A Virgem angrense...

Pesquisas acadêmicas estão trazendo a lume um dos maiores gênios da arte imagética do continente americano: o Mestre Angrense.

Um autor de relicários e peças religiosas antropomórficas católicas de grande produção e que viveu no Convento São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis-RJ.

É importante frisar que o Mestre Angrense ou Mestre de Angra (Dom Clemente, o nomeou assim pela 1° vez) não fez somente paulistinhas, mas se destacou mais pelas grandes obras icônicas, como o conhecido Cristo abraçado com São Francisco.




Por talvez proteção a ele, os freis da Ordem de São Francisco nunca revelaram seu nome...seria ele um judeu acolhido, pelo seu talento!? 

A Virgem de Luján, padroeira da Argentina, é de Angra dos Reis-RJ, isso já é um fato ! Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de tentar comprovar também que talvez, a Virgem Maria, na invocação de Nsa. Sra. da Imaculada Conceição Aparecida, seja também das terras , do sangue do trabalho e de DNA artístico angrense.

 Estamos avançando nisso!

Carlos Eduardo

Presidente do IPHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!