"6 Mas, se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a pedra-mó de um moinho e o lançassem no fundo do mar.
7 Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!"
Mateus 18,1-7
🛑 Escândalo:
Irmandade com 370 anos é interditada, sem qualquer acusação formal e nem direito a defesa .
Apesar de denúncias informais antigas contra Provedores antecessores, a Irmandade de São Benedito, entidade católica , teve um novo sopro no administrativo e espiritual nos últimos anos, com inclusive a reforma da Igreja de Santa Luzia implementada pela Irmandade com recursos próprios, além de ações sociais (solidariedade) que é uma das bases da Irmandade há séculos.
A Igreja Católica Apostólica Romana não é uma democracia, mas é sinodal .
/Clique aqui e leia as declarações recentes do Papa Francisco sobre este tema de sinodalidade).
Decreto |
Tem de haver argumentos. Se a igreja de Santa Luzia é mantida viva, aberta ao público, tanto fiéis quanto turistas, é a Irmandade que mantém.
O que está por trás? Quais acusações? E o acervo sacro que estará lá dentro a mercê de qualquer invasor(crucifixos de prata, alfaias sagradas, patenas de ouro, imagens artísticas, etc)?
Igreja de Santa Luzia, século XVI. |
Cân. 1446 § 1. Todos os fiéis, mas principalmente os Bispos, empenhem-se diligentemente afim de que se evitem, quanto possivel, salva a justiça, lides no povo de Deus e se componham pacificamente quanto antes.
§ 2. O juiz, no limiar da lide, e mesmo em qualquer outro momento, sempre que percebe alguma esperança de bom êxito, não deixe de exortar e ajudar as partes a procurarem, de comum acordo, uma solução eqüitativa da controvérsia, e de indicar-lhes os caminhos adequados para esse propósito, usando também da medição de pessoas influentes.
§ 3. Se a lide versa sobre um bem privado das partes, o juiz considere a possibilidade de se encerrar utilmente a controvérsia por transação ou por arbitragem, de acordo com os cân. 1713-1716.
Raríssimo e artístico ex-votos de milagre de Deus, por São Benedito,1824. |
Centro do Rei do Congo, simbologia africanana nas procissões e folguedos da festa de São Benedito |
O IPHAR, na sua missão de procurar a conciliação produtiva, conclama as partes (Provedores/diretoria e a Diocese/Bispo) que dialoguem de forma franca e focada, para que o patrimônio cultural que representa a Irmandade de S.Bendito em Angra dos Reis-RJ não seja prejudicado. Não só o acervo material, tais como crucifixos de prata, cálices dourados, imagens sacras artísticas, patenas e demais alfaias litúrgicas, inclusive a manutenção predial da Igreja de Santa Luzia, mas também no âmbito das sensibilidades afetivas (identificação social e familiar) e do significado histórico (escravidão).
Carlos Eduardo da Silva
Prof.Lic
Presidente
Angra dos Reis, 30 de setembro de 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!