terça-feira, 13 de setembro de 2022

ESTUDO INÉDITO NOSSO SOBRE O RITO DA TRADICIONAL LADAINHA DA ROÇA , DA PRAIA DE TARITUBA, PARATY-RJ.


Altar -Mor preparado antes
do início da Ladainha(2022
)

Silma, de Tarituba

Capela/2022


Folheto oficial de leitura (2022)

🎼🎶🎵
Ouça a Ladainha da Roça 👇


ou clique no vídeo



✝️Tradução para o latim oficial:


🔸1° dominus adiutorium meum intende 

Venha Senhor em meu auxílio!


🔸 2°  Domine, ad adiuvandum me festina.

Senhor, apressa-se em minha ajuda.


Oração completa:

ad adiuvandum me festina.

Gloria Patri et Filio

et Spiritui Sancto.

Sicut erat in principio

et nunc et semper

et in sæcula sæculorum.

Amen.

Alleluja!


Tradução:


Senhor apressai- vos em ajudar-me.

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo.

Assim como era no principio e agora

Para sempre e pelos séculos dos séculos.

Amén.

Aleluia!


✝️Origens:


🔸A 1° frase é um resquício do rito das Matinas(pela madrugada), uma das horas do Breviário ou Liturgia das Horas É uma frase do Salmo 70.

O introito é recitado de forma responsorial. Quem preside a oração diz ou canta o Verso (V.) Vinde, ó Deus, em meu auxílio, ao mesmo tempo em que todos traçam o sinal da cruz da fronte ao peito, de um ombro ao outro. Todos respondem (R.) a uma só voz Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


🔸A 2° frase, vem também do salmo 70. Era usado na liturgia antes da reforma do Concílio Vaticano II, em 1963.


🟢Nossa teoria é que sejam reminiscências do latim arcaico em livretos e missas deixados na comunidade por séculos. São jaculatórias.

 Muito antes de existirem e serem implantadas reformas litúrgicas e organizacionais do Concílio Vaticano II feitas pela Igreja Católica em 1968, já haviam lideranças espirituais nas comunidades praianas, por tradição familiar ou por designação do Padre que raramente conseguia visitar as capelas, tanto por dificuldades de locomoção (mar, atracação,etc) quanto de poucos sacerdotes. Esses líderes civis, que organizavam as rezas, batismos e Terços, tinham uma noção básica de latim arcaico e solene.

Carlos Eduardo da Silva

Prof.Lic

Praia de Tarituba, Paraty, maio de 2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!