🌟BRILHA A VERDADEIRA ESTRELA HOJE...🌟
O falecimento do "Seu" Codrato, figura folclórica e cultural com mais de 60 anos de prática foliã, nas festas do Divino Espírito Santo e Natal...me leva a lembrar que nos recentes anos , mais especificamente em 2015, estávamos numa reunião do Conselho Municipal de Cultura, numa noite triste, no auge de um governo municipal libanês bandido, caótico e petulante , e o Sr.Codrato, pessoa simples e ignorado pelos intelectualoides angrenses...(que nunca iria fazer parte daquela instituição politiqueira e elitista que se diz cultural, que viveu décadas com subsídios da Prefeitura, por decreto da época da ditadura!), disse ele:
"-A Secretaria de Cultura diz que não pode me ajudar nem com as cordas do violão...o couro do pandeiro está rasgado há meses".
No mesmo dia, quando questionados por mim, alguns maconheiros petistas, funcionários do Centro Cultural me ameaçaram de agressão física e xingamentos.
O querido Codrato, enganado por décadas por ideologias libertinas corruptas desses políticos e funcionários da Secretaria de Cultura (alguns continuam lá), nunca foi valorizado de forma profissional.
Tanto os pseudo-direita quanto esses esquerdistas e ode famílias invasoras, a cultura sempre foi assunto acessório e anedótico, por essa gentalha ser semi analfabeta e filhos e netos de donos de butiquins e quitandas imundas, metidos a comerciantes.
Nunca teve sua biografia e trajetória cultural caiçara realmente levantada e registrada.
Nunca recebeu a merreca por participar do Aniversário de Angra ou festas religiosas, de forma justa ou pontual.
Acaba com ele uma miríade de bons cantadores e Mestres de Folia do Divino...também aqui cito a grata memória (meu amigo pessoal que conheceu meu avô) , o Sr.Manoel Ramos, da Nova Angra , Japuiba.
🌟Assim, um dia, quando forasteiros oportunistas ou angrenses doentios forem escorraçados do Poder Público e profissionais e técnicos tomarem as rédeas do fomento e investimento cultural, esses gigantes da cultura popular serão eternizados.
Ao Seu Codrato, nossos aplausos agradecidos.
💝
UM CAIÇARA ESQUECIDO
Com origem na região de Mambucaba, irmão de Maria do Patrocínio e filho de Dona Mariquinha, era de família da Praia da Guariba. Era primo de nossa Membro do IPHAR, Maria do Carmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!