terça-feira, 9 de outubro de 2018

NOTA DE PESAR: FALECE O MESTRE DE FOLIA DE REIS CODRATO DA ROSA GERMANO

🌟BRILHA A VERDADEIRA ESTRELA HOJE...🌟

O falecimento do "Seu" Codrato, figura folclórica  e cultural com mais de 60 anos de prática  foliã, nas festas do Divino Espírito  Santo e Natal...me leva a lembrar que nos recentes anos , mais especificamente em 2015, estávamos  numa reunião  do Conselho Municipal de Cultura, numa noite triste, no auge de um governo municipal libanês  bandido, caótico  e petulante , e o Sr.Codrato, pessoa simples e ignorado pelos intelectualoides angrenses...(que nunca iria fazer parte daquela instituição  politiqueira e elitista que se diz cultural, que viveu décadas  com subsídios  da Prefeitura, por decreto da época  da ditadura!), disse ele:

"-A Secretaria de Cultura diz que não  pode me ajudar nem com as cordas do violão...o couro do pandeiro está  rasgado há  meses".








No mesmo dia, quando questionados por mim, alguns maconheiros petistas, funcionários  do Centro Cultural me ameaçaram  de agressão  física  e xingamentos.

O querido Codrato, enganado por décadas  por ideologias  libertinas  corruptas desses políticos e funcionários da Secretaria de Cultura (alguns continuam lá), nunca foi valorizado de forma profissional. 

Tanto os pseudo-direita quanto esses esquerdistas e ode famílias  invasoras, a cultura sempre foi assunto acessório e anedótico, por essa gentalha ser semi analfabeta e filhos e netos de donos de  butiquins  e quitandas imundas, metidos a comerciantes.

Nunca teve sua biografia e trajetória  cultural caiçara realmente levantada e registrada.

Nunca recebeu a merreca por participar do Aniversário  de Angra ou festas religiosas, de forma justa ou pontual.

Acaba com ele uma miríade  de bons cantadores e Mestres de Folia do Divino...também  aqui cito a grata memória  (meu amigo pessoal que conheceu meu avô) , o Sr.Manoel Ramos, da Nova Angra , Japuiba.

🌟Assim, um dia, quando forasteiros oportunistas ou angrenses doentios forem escorraçados do Poder Público  e profissionais e técnicos  tomarem as rédeas do fomento e investimento cultural, esses gigantes da cultura popular serão  eternizados. 
Ao Seu Codrato, nossos aplausos agradecidos.












💝
UM CAIÇARA  ESQUECIDO

Com origem na região  de Mambucaba, irmão  de Maria do Patrocínio e filho de Dona Mariquinha, era de família  da Praia da Guariba. Era primo de nossa Membro do IPHAR, Maria do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!