🧡Igreja Matriz da Exaltação da Santa Cruz.
💠Lindíssima! Patrimônio rico em arquitetura e simbologia caiçara.
⚜️Estilo:
Neo clássico, com interior eclético. Teto da nave em madeira corrida com óculos emoldurados por belas pinturas a moda renascentista lhe dá claridade. Altar disforme quanto ao espaço da capela-mor, mas muito belo, com detalhes em ourivesaria e um Crucificado em destaque. Mesa sacrificial em forma de ubá caiçara, colocando centralmente ao culto divino, os povos tradicionais; belíssima inculturação!
Um templo grandioso, com 5 altares laterais para cada confraria.
⚜️ História:
O início se deu na segunda metade do século XVIII ( 1700 ).
Mas ainda en 20 de junho de 1834, a contrução se arrastava.
A Câmara local (espécie de prefeitura mesclada com câmara de Vereadores) solicitou do governo da Província, providências em favor daquelas obras. Novamente em 10 de janeiro de 1835 a Câmara dirigiu-se ao mesmo solicitando providências para a reedificação da Matriz, da qual só existe a Capela-Mór.
De quanto acima, vê-se que em 1835 a Matriz estava ainda em início de construção, as obras prosseguindo em moroso andamento, enfrentando as dificuldades da época e a grandiosidade do templo.
A porta corta vento da entrada é exuberante e o portal principal com caixilhos com vitral colorido, com bandeira superior de em raios metálicos,ascendentestes. Representação do sol maçônico ou hóstia.
Destaque para as portas laterais e principal, almofadadas com símbolos florais; não identifiquei se são conjecturas de acanto ou flor silvestre local.
Nesse andamento, em 1866 foi acabada a fachada, como se pode conferir no alto da porta principal, num gradil de ferro.
Embora românica, falta-lhe uma torre, demonstrando provável desaprovação oficial régia.
⚜️ Praça e Coreto
Tipicamente romântico, o coreto é encimado por uma Lira musical, e rodeado de gradil artisticamente confeccionado em ferro.
Precisa de reformas.
A praça, tem obelisco rochoso comemorativo ao tricentenário de fundação da vila e possui o curioso brasão d'armas da municipalidade, onde se destaca uma canoa com os Tupinambás originários.
Infelizmente, a construção de um quiosque comercial e a colocação de carrinhos tipo foodtruck na avenida, defronte a praça e a igreja, tampou e contaminou a visão do conjunto arquitetônico , da visão do mar.
⚜️Mas continua vetusta essa monumentalidade ubatubense !
Carlos Eduardo da Silva
Pres. IPHAR
Prof. Lic. Hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!