domingo, 24 de maio de 2020

EXPEDIÇÃO TÉCNICA APODI: INCURSÃO ARQUEOLÓGICA NO SERTÃO E NA TRADIÇÃO AGRESTE, SUB TRADIÇÃO APODI

❇️🔅 EXPEDIÇÃO APODI ✴️✳️

2005

Apodi é um município que  fica no Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil.
Em 2004/2005 iniciei meu estágio e curso de Produção de Petróleo e Gás no Cefet, pela Petrobras, em Mossoró; aproveitava as folgas e fins de semana para explorar a região do semiárido, tanto nós sítios arqueológicos quanto patrimônio histórico, espeleologia (grutas e cavernas) e paisagens naturais.


Assim, além de visitar um amigo na sede do município, aproveitei e fui ao Sítio Arqueologico do Lajedo da Soledad., no sertão.

As grafias e pinturas seriam da tradição Agreste, sub tradição Apodi.
Entre 10 mil a 3 mil anos.

Após descer do ônibus na rodovia, contei com a sorte e peguei uma carona num pau de arara, típico caminhão que carrega passageiros, com bancos e uma capota por cima para proteger do sol...

Chegando lá, no pequeno vilarejo, embora as pessoas olhassem como se eu fosse um alienígena, fui bem acolhido e o guia do pequeno museu, me levou para um roteiro, inclusive, tive de me rastejar em frestas de rocha, de apenas de uns 0,80 m para registrar as fotos!

Araras estilizadas, aracnídeos, centopéias...e o mais extraordinário: mãos humanas como que emanando uma energia, uma aura...de cor ocre e amarela.



É digno de nota ser incrível naquela área remota, a capacidade de capilaridade da indústria do petróleo manter um museu moderno e criar pequena rede de empregos.




Região arqueologia, com presença de fósseis animais da era glacial, mas também outras eras com presença humana neolítica,  além de indígenas de alguns séculos atrás, talvez Paiacus.

Uma experiência e tanto!

Carlos Eduardo
Prof.Lic. Hist.
Pres. IPHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!