segunda-feira, 11 de maio de 2020

GENTE DA GENTE: ARISTÓTELES ÁLVARES VELLUDO


FILHO DO MAR
Nascido na praia do  Pouso da Cajaíba, Paraty-RJ, Aristóteles Álvares Velludo, conhecido como Seu Ari, era filho ilegítimo, segundo contam, de um padre paratiense, chamado Manuel Alves  Veludo.
Mas se mudou para a região geográfica próxima aí Centro antigo de Angra dos Reis, chamada Ponta da Cidade, Praia do Café.
Ali ia de canoa até idade avançada, com seus produtos da terra e pesca,ao Mercado Redondo/Peixe, na cidade, para comercializar.
FILHO DA IGREJA
A fazenda Santa Maria foi comprada por Gibrail Thannus,em 1955 de Theophilo Rameck, que por sua vez a havia comprado em 1935, em uma hasta pública, de Aristóteles Ferreira, que havia herdado a fazenda de seu avô, o padre Manuel Alves Veludo, que por sua vez a havia herdado de seu pai, o também padre José Mateus Álvares Veludo. 
Este, ficou conhecido pela crueldade com que tratava seu escravos, desde 1798 passou a adquirir imóveis, concentrando sob sua propriedade todo o segundo distrito da cidade de Paraty, área que corresponde a exatos 330 alqueires geométricos concedidos em 1580 pela coroa portuguesa, sob forma de sesmaria, ao Convento Nossa Senhora do Carmo, da cidade de Angra dos Reis. Por não ter sido ocupada pelo convento, a sesmaria, em 1622, foi transmitida a Lourenço Gil e Marcos Fernandes e posteriormente 
fragmentada em diversas propriedades (MELLO, 2005: 226 - 227 e JÚNIOR, 2005).

FILHO DA FÉ
Conhecido também como benzedeiro, com suas orações de fé, singelas, curou vários moradores e compadrinhados.
Fazia chás e suas invocações ao Espírito Santo e a Santíssima Trindade, com Senhor Jesus e o Pai , a intercessão dos Santos ,dos heróis história da fé e da devoção caiçara, como São Benedito, São Gonçalo entre outros.
O próprio comportamento de um grande mestre espiritual, mesclando ritos cristãos europeus com conhecimento indígena.
Mais um Gente da Gente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO PELA CONTRIBUIÇÃO!
AGORA VOCÊ É UM CAIÇARA!