sábado, 29 de outubro de 2022

R.O.M.-Out.: Reunião Mensal Ordinária, reconstruindo memórias!

 A nossa ROM transcorreu de forma dinâmica e bastante frutuosa.

Aos vinte e oito dias do mês de outubro do corrente ano, na Praia da Ribeira, nosso grupo celebrou presencialmente mais um encontro diretivo.


1-Inicio

Inicialmente todos de pé para a Palavra do Presidente de incentivo e o regimental Toque do M'araka, que é rito de memória. Após, na seção de Notícias, relembramos os fatos marcantes ocorridos nesses quase 3 meses, tais como a descoberta fortuita de ossadas históricas no largo da Igreja Matriz, do centro de Angra e a descaracterização daquele sítio arqueológico feito por uma funcionária da Secretaria de Cultura. Lembramos a interdição pelo Bispo, da Irmandade de São Benedito, por questões financeiro -administrativas, a Reunião com a Setorial de Patrimônio Cultural Imaterial e Material do Conselho Municipal de Políticas Culturais, etc.


Reconstituição

Atual

2- Participações diversas e encaminhamentos

Já no item de pauta Relatórios, lemos de forma tranquila o Relatório da Expedição Técnica ao Sítio Arqueológico Porto-Bracuhy 1 e os Relatórios (comigo avaliação) da nossa participação na  FLIM e na Festa da Freguesia (ambas em Mambucaba), com pequenas inserções do Presidente e debate final.






Nas Votações e Parcerias, o grupo fez diversas aprovações de envio de ofícios, inclusive agora, referente a recobrar um posicionamento do Departamento de Patrimônio Cultural , da Prefeitura, no quanto ao assunto do desaparecimento em 2021 de imagens sacras do século XVIII do altar da Igreja do Carmo, que temos registros e fotografias e agendamento de idas ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual.

Após o Intervalo, com as conversas amenas e troca de afetividade, fomos ao Estudo.

Oratório moderno







Profundidade de peça


3-A Expedição Técnica e o Estudo de caso

No caso, apresentamos a reconstituição histórico-visual da arquitetura perdida das estruturas estudadas e cadastradas georreferenciadas e medidas localmente em visita feita em setembro/22, dentro do grande estudo que estamos desenvolvendo há anos,  chamado REB- Região Escravista do Bracuhy , para mapeamento do circuito da dita diáspora africana.

Exemplo de anúncio de leilão

No caso da região do Bracuhy e Ilha Comprida, o brigue Camargo, era um navio negreiro a serviço do tráfico praticado pelo fazendeiro Breves e outros ,  após a proibição via Leu Eusébio de Queiroz(1859) e que ao tentar desembarcar próximo do nosso local de estudo (menos de 2km dali), foi interceptado por uma patrulha do Império e o capitão, Gordon, norte americano, traficante, queimou e afundou o navio para evitar o flagrante...
O brigue era uma embarcação
 de média velocidade
e própria para a travessia ultramarino.


Fizemos as medições arquitetônicas, as coordenadas geográficas e tomada de fotos , para identificação da dinâmica antropológica.

De pronto, pelas provas materiais,

conseguimos identificar quatro fases de uso :

1- final do século XVIII e 1° metade do século XIX.

2- início do século XX

3- década de 70/80

4- Década de 90/2000.





Oratório moderno


Colunata

Diversas intervenções
de reforço estrutural
em vários momentos
cronológicos diferentes

Medições


4-Em breve, conclusão e publicação científica

O contexto dentro do jogo esparso de diversos sítios históricos inéditos já registrados por nós,  espalhados pelas localidades do Bracuhy, Itanema, Praia do Recife e Quitumbo está sendo interligado.

Terminamos com o Toque do M'araká, lembrança etnográfica de ancestralidade.

domingo, 16 de outubro de 2022

A SANTÍSSIMA VIRGEM APARECIDA É ANGRENSE?

A escultura sacra da padroeira do Brasil , Nsa. Sra. da  Imaculada Conceição Aparecida é um tipo de obra de arte que entre o século XVII ao XVIII, vigorou entre o vale aluvial do Rio Parahyba até o litoral paulista e fluminense, chamado estilo paulistinha .

Trata-se de uma atividade artística de estética simples, com figuração bastante típica, quase sempre com os tecidos com pouco movimento,  base pesada e corpo atarracado, mas de uma beleza brasileira inigualável.

Acervo IPHAR

Nosso acervo, tem uma réplica quase perfeita da imagem original, inclusive feita do mesmo material (cerâmica argilosa).

Porém, viemos aqui falar resumidamente de alguns fatos, desconhecidos pela quase totalidade do povo do Brasil.


Período de corrupção colonial e escravidão


1- A Virgem grávida

Sim, além das características comuns às mulheres da época, de aparência indígena e rechonchuda, símbolo de prosperidade, que é herança do período da Renascença (século XVI), temos nela também algo estranho:Virgem está barriguda, ou seja, está grávida , ou seja,o artista a quis retratar antes da Crucificação, portanto, com Maria ainda jovenzinha, portanto no pós Anunciação.

Quem terá sido a modelo?


2- A Virgem angrense...

Pesquisas acadêmicas estão trazendo a lume um dos maiores gênios da arte imagética do continente americano: o Mestre Angrense.

Um autor de relicários e peças religiosas antropomórficas católicas de grande produção e que viveu no Convento São Bernardino de Sena, em Angra dos Reis-RJ.

É importante frisar que o Mestre Angrense ou Mestre de Angra (Dom Clemente, o nomeou assim pela 1° vez) não fez somente paulistinhas, mas se destacou mais pelas grandes obras icônicas, como o conhecido Cristo abraçado com São Francisco.




Por talvez proteção a ele, os freis da Ordem de São Francisco nunca revelaram seu nome...seria ele um judeu acolhido, pelo seu talento!? 

A Virgem de Luján, padroeira da Argentina, é de Angra dos Reis-RJ, isso já é um fato ! Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de tentar comprovar também que talvez, a Virgem Maria, na invocação de Nsa. Sra. da Imaculada Conceição Aparecida, seja também das terras , do sangue do trabalho e de DNA artístico angrense.

 Estamos avançando nisso!

Carlos Eduardo

Presidente do IPHAR